domingo, 17 de janeiro de 2021

 A FALTA DE OXIGÊNIO NO AMAZONAS SUFOCA O BRASIL




(Por Rivanio Almeida Santos)

(Desculpe os possíveis erros de digitação, a pressa não me permite corrigir. Preciso por pra fora o que me ya atravessado na garganta)

Vi no perfil de um querido amigo uma postagem que dizia algo como "somente quem votou no atual presidente - desculpem não consigo escrever esse nome - pode cobrar algo do representante da nação".

Esse amigo é daqueles eu gosto muito e tenho grande estima por sua pessoa e pela história da sua família - apesar de saber que ele votou no inominável (eu respeito o direito de todo mundo errar na vida, mas sempre espero que saibam reconhecer quando suas escolhas deram M). 1, precisei discordar dele com minha mais completa e plena convicção com referência a esta afirmação. 

EU  NÃO VOTEI (e jamais votarei)  nesse senhor, em ninguém da sua prole ou em algum elo de sua corrente de apoiaDORES. Mas, pago os mesmos impostos de quem votou. NÃO FUI ISENTADO DE NENHUM IMPOSTO!!! ENTÃO TENHO CERTEZA QUE POSSO E DEVO COBRAR RESPEITO, RESPONSABILIDADE E TUDO QUE ESTES IMPOSTOS DEVEM AMPARAR POR LEI 
todo o povo brasileiro. E, nesse momento, o que eu espero é RESPONSABILIZAÇÃO por tudo que foi deixado de fazer pelo Povo Amazonense que, além de ser brasileiro como todo restante do país, é guardião da Amazônia, tem uma cultura linda e leva essa riqueza para o mundo todo, representando muito bem, e com louvor, a cultura popular.

O Maranhão, apesar de ser geograficamente do Nordeste, tem aspectos amazônicos por fazer parte da região Pré Amazônica. Eu sou nascido e criado da Amazônia Maranhense. Trabalho diariamente, mesmo que on-line, com pessoas do Pará, Amazonas e Roraima. Acompanho tudo que essa minha gente tem passado. É preocupante e triste demais... Amigos que estão perdendo parentes e estão sendo reinfectados, isso mesmo, RE-IN-FEC-TA-DOS e com sintomas N vezes pior que a primeira. Dói em mim ver esse povo, que é brasileiro e antes disso é ser vivo, sofrendo tanto. 

T
Todos viram que em São Luís chegaram várias pessoas do Amazonas que foram trazidas para serem socorridas em nossos hospitais. E eu fico extremamente feliz por meu Estado está podendo estender a mãos aos nossos irmãos amazônicos. O meu Estado não está no melhor dos cenários, as pessoas continuam desobedecendo as recomendações sanitárias, os números de ocupação de leitos continuam subindo. Contudo, se  estamos "menos pior" e temos como ajudar, não vejo problema. Fico satisfeito! 

Há muito venho tentado não falar sobre questões políticas, em especial sobre o cenário nacional por uma série de questões. Estou sufocado de tanta coisa ruim e, apesar da minha satisfação em poder ajudar não me sinto confortável - até pela minha origem e em solidariedade aos irmãos amazonenses e amigos de trabalho - não posso mais engolir como se não tivesse vendo a calamidade que a gente brasileira vem sofrendo com o descaso e o show de negacionismo por parte de quem tem o dever de zelar e garantir pela segurança, educação e saúde da nossa população.  

Chegou-se em um nível que a população do Brasil precisa organizar campanhas de doação, artistas doarem e fretarem aviões para levar oxigênio a Manaus. Chegou-se em um nível de situação que quem se cala não está só em cima do muro e quem defende não é apenas apoiador.  São cúmplices! TÁ ERRADOS! TÁ ERRADO! TÁ TUDO ERRADO!! Eu me recuso a compactuar com tudo isso. É inacreditável e, principalmente, inadmissível que no pulmão do mundo falte oxigênio ao seu povo de origem ribeirinha. Estamos em uma canoa furada que insiste em remar contra a maré...

#SOSamazônia
#SOSBrasil

Fotos: Internet 






Um comentário:

Andrea Farias disse...

Precisamos tirar esse louco do poder. Uma tristeza de fato!!!!!!