quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

COMO PASSAR O CARNAVAL SEM TER CARNAVAL PRA PASSAR EM LUGAR NENHUM? EXPOSIÇÃO VIRTUAL BONECAS EM DESTAQUE!

 


(Por Rivanio Almeida Santos)

Quando vim para São Luís, 1995, tive mais oportunidades de assistir os desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro pela TV. Embora desde sempre eu ficava encantado com tudo que via e ouvia na Revista Manchete e nas vinhetas da Globo: sambas, fantasias, alegorias, baianas, comissões de frente, baterias, rainhas de baterias e os destaques, que pela telinha mais pareciam bonecas sobre bolos confeitados.

Passados alguns anos, final de 1997, conheci Enoque, que se tornou meu companheiro desde então. Com o passar dos dias fui descobrindo que ele era artista visual, funcionário público e carnavalesco. Na época estava à frente do carnaval da Escola de Samba Unidos de Fátima, aqui de São Luís, e, depois de ter passado por várias agremiações do Rio de Janeiro, estava indo pela primeira vez desfilar como destaque principal na Acadêmicos do Grande Rio no carnaval de 98. 

O tempo passando, a convivência foi aumentando, fui descobrindo que mais que gostar de desfilar, ele era apaixonado - e ainda o é - pelo posto que ocupa. Em 1999 pude acompanhá-lo  na realização desse que passou a ser meu sonho inacreditável e inesperado. Eu estava na Marquês de Sapucaí acompanhando Enoque e Biné Gomes, um amigo nosso também maranhense que igualmente estava Destaque de Carnaval na Grande Rio. Eu me beliscava por não acreditar no que vivia. Na concentração tudo acontecia em câmara lenta - slow-mo, para ser mais atual -. As pessoas chegando, alas se formando, baianas se aprontando, tanta gente famosa que eu só conhecia pela TV e os destaques se montando sobre aquelas obras de artes gigantes que eram as alegorias. Então ali na minha frente os "bonecos e as bonecas" que eu via sobre os "bolos"  se transformavam em grandes personagens de luxo, brilhos, penas e plumas sobre gigantescos e belos carros alegóricos. E eu fui arrebatado de vez a esta arte que é ser Destaque de Carnaval, virei apoio de destaque. Aliás, virei Apoio Oficial do Destaque Enoque Silva.

E lá se vão 22 anos de desfiles nos quais acompanhei as chegadas dos desenhos - antes pelo Sedex, depois email e agora até WhatsApp -, produção das fantasias, quer dizer... construção arquitetônica de cada fantasia - até pelo fato que elas precisam de um planejamento arrojado pois são levadas  desmontadas de São Luís até o RJ -. Acompanhei  fase de criação de fantasias para vários Blocos Tradicionais de São Luís - quem não conhece precisa conhecer esses grupos que só existem no Maranhão -, as produções das fantasias para o Rio entre elas:  Riquezas da Cultura Nordestina, O Baile de Máscara, O Imperador de Roma Pagã, O Sol da Terra da Encataria, Anjo Barroco, Progresso para o Alto, Tradição Folclórica da Ilha, Feirante Nordestino, Superação de Mandela e Terra Dourada.  Esses são alguns temas que ele vestiu e desfilou na agremiação de Duque de Caxias.
 
Em 2016, fomos nos comunicados ele seria homenageado pela Escola de Samba Turma da Mangueira, aqui de São Luís com o enredo "Enoque Silva: O Cisne Dourado do lago Joãopaulino", que o fez, após mais de 20 anos, repetir o gosto de desfilar na capital maranhense. Nosso amigo Itamilson Lima, presidente e carnavalesco da escola fez um dos desfiles mais lindos da nossa Mangueira, que esse ano completa 92 anos e vai comemorar em uma live dia 16 as 22h no canal da escola no YouTube (se liguem). 


Chegamos em 2021, esse ano que seria o meu 23° carnaval o acompanhando na Marquês de Sapucaí não terá desfile, ao menos no período oficial. Daí comecei a me perguntar "qual será sensação de passar o Carnaval sem ter Carnaval pra passar em lugar nenhum?"... não por mim somente, mas, principalmente, por Enoque que já vive há 40 anos nesse mundo e é quando o vejo mais feliz e realizado. Ele com a sagacidade que lhe é peculiar, me surpreendeu com uma ideia. Enoque sempre usou a arte como instrumento de trabalho, laser, relaxamento, meditação e terapia, se dedicou ainda mais a um trabalho que vem desenvolvendo há mais de 5 anos, produzir em bonecas, miniaturas de destaques de Carnaval - super detalhadas, riquíssimas, delicadas, com penas, plumas, brilhos e partes - com temas diversos para fazer homenagens. Chegou ao número de 50 bonecas, todas para sua coleção particular, nunca mostrada a um público maior. Poucas pessoas - 2 ou 3 - viram e quem viu, não viu mais que 2.

Bom, com a  pandemia do Corona Vírus e com o cancelamento dos desfiles em fevereiro veio a ideia de fazer uma exposição virtual  para, ao mesmo tempo manter vivo o espírito carnavalesco nos apaixonados pela festa, prestar homenagens a grandes personalidades do carnaval, pessoas queridas e ilustres que nesse universo contribuiram na formação e na consolidação desse item da identidade cultural maranhense e brasileira. 

Na Exposição Virtual BONECAS EM DESTAQUE serão expostas 50 bonecas, com 50 temas diferentes e que renderão 50 homenagens a nomes como  D. Zelinda Lima, Chico Coimbra, Joãozinho Trinta e Milton Cunha através de temas como Floresta dos Guarás, Teatro Artur Azevedo, Imperatriz do Divino e Deusa Indiana.

É óbvio que eu sei e já vi tudo que será exposto e quem serão os homenageados. Assim também como é evidente que não vou contar nada além disso e de que a exposição começa nesse 15 de novembro, postando uma homenagem por dia no seu perfil do Instagram.

Se não teremos os tradicionais cinco dias de folia, nem os três de desfiles - dois oficiais e um das campeãs - vamos fazer esse carnaval ser ainda maior para valer à pena a falta que sentiremos dos fogos de abertura, das batidas das baterias com suas caixas,  repique, surdo e ganzá. Esse ano o samba terá a percussão das batidas dos nossos corações e os desfiles, podem até não ter grandes destaques, afinal terão destaques miniaturizados, mas, teremos arte, história, beleza, delijcadeza, brilho, muito luxo e grandes nomes desfilaram em uma avenida virtual.


(Aproveita pra seguir o perfil dele  @enoqueosilva para não perder nada).


3 comentários:

Unknown disse...

meus parabens primo que o senhor continue lhe abençoando sempre

TucaPB disse...

Uau

Unknown disse...

Que Belo Trabalho , Parabéns!!