sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

1° DE JANEIRO DE 2021 - UM MARCO PARA OS PASSISTAS DE SAMBA


Por Rivanio Almeida Santos (Rivas)


Apesar de ter crescido ligado a uma igreja evangélica, tenho orgulho de dizer que aprendi com meu pai - antes dele entrar pra igreja - o amor por musica brasileira de verdade e de qualidade, entre tais as musicas Carnavalescas. Sou hoje uma pessoa que ama o Carnaval, em especial Escola de Samba.

Vou além... acho que mais que isso, eu amo o batuque dos tambores, o som do repique, do surdo, dos tamborins, EU AMO O SAMBA. Eu amo os passos, os breques e o gingado dos PASSISTAS DE SAMBA NO PÉ.

Sempre fui apaixonado por suar dançando um bom samba, de braços abertos, mãos nas cadeiras, um cacuete aqui e outro ali nos meus passos miudinhos e tímidos. E cada vez mais, pois fui ficando mais contido - a medida que fui conhecendo o que é ser sambista de fato, com samba no pé de fato -. Apesar da democracia que é o universo do samba tenho passando de um brincante a um admirador, expectador, respeitador e "aplaudidor" da arte dos artistas do samba no pé que são os passistas do samba. Eles não apenas dão show, eles são sim "O SHOW". MERECEDORES de todos os NOSSOS APLAUSOS, RESPEITO, RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO. Os aplausos até têm, mas respeito, reconhecimento e valorização... esses precisam melhorar para personagens de vidal REPRESENTATIVIDADE DA ALMA DO SAMBA. Isso é fato!

Outro fato é que hoje é um dia especial para o samba brasileiro. Um grande marco para os os passistas de samba do Brasil. Com os OBJETIVOS de:

- Preservar, difundir e fortalecer a arte da dança do Passista do samba (em suas Representações tradicionais e/ou modernas);
- Defender os direitos dos passistas enquanto artistas que representam um valor simbólico cultural do Brasil, e lutar pelo respeito e valorização desta Arte;
- Ser elo de unidade em todo o Brasil e no exterior, dos Passistas. 




HOJE, 1 de janeiro de 2021, Nilce Fran, Aldione Senna, Bruno Tete e Dhu Costa lançaram a ASSOCIAÇÃO DOS PASSISTAS DO BRASIL “CIRO DO AGOGÔ*”, entidade sem fins lucrativos (Pessoa Juridica) para organizar as demandas desta classe artística de sambistas. 




Neste vídeo lindo, com texto maravilhoso - criado e dirigido pelo grande e eterno Carnavalesco e Comentarista de Carnaval Milton Cunha - vejo uma representatividade enorme do que é ser e de quem são os passistas de samba. Há nele pessoas de várias gerações. Os que fizeram história, os que estão fazendo a história presente e representantes da arte passista futura (Parabens, irmão!!!) Arrepiante! Outrossim o vídeo comemora a Fundação da Associação, que já conta com 42 passistas de todos os tipos, pela democracia da dança do Samba no Pé.

Gostou? Ficou interessado ou tem alguma dúvida? Entre em contato através do e-mail da associação (vide abaixo). De uma coisa eu tenho certeza... DE SAMBA NO PÉ, ELEGANCIA E ALTO-ASTRAL ELES ENTENDEM! 




E-mail de contato: associacaopassistasbrasileiros@gmail.com

*Ciro do Agogô (1945-2016) foi o passista de duas bandeiras. Ele representava e defendia as bandeiras da Vila Isabel e da Estação Primeira de Mangueira. Foi criador, em 1997, da Primeira Associação dos Passistas do Rio de Janeiro.

Um comentário:

Maria Alice Moraes disse...

RivAS, que lindo!! Que gostoso ler essa representatividade do samba através das tuas palavras!!