terça-feira, 29 de dezembro de 2020

NASCE UMA RAINHA: ALEXIA TWISTER, GLÓRIA GROOVE e o BASTA dos NÃO RECOMENDADOS

 


Por Rivanio Almeida Santos (Rivas)

Quando vou fazer um trabalho artístico gosto de ouvir músicas ou assistir filmes ou séries que me ajudem a viajar na criação, a refletir enquanto vou executando meu trabalho. Este dias com uma encomenda de camiseta a entregar decidir assistir NASCE UMA RAINHA, um reality show do Netflix (sim, tenho mergulhado no streaming).

O programa, apresentado pelas magníficas artistas ALEXIA TWISTER e GLÓRIA GROOVE, trás algo que vai além da frescura tão estereotipada ao universo de nós LGBTQIA+, mais a frente, quem ler esse texto, vai ter uma noção porque digo isso. Aliás, o que menos se tem ali é frescura, e as que aparecem são temperos, toques de humor para deixar o clima ainda mais leve. E olha, eu diria, é beeeem temperado, mas tem cheiro de afeto, carinho e sabor forte de resistência. É bem especial.

O programa propõe "ajudar drags a realizarem seus sonhos e arrasarem nos shows", como diz a própria descrição no aplicativo. Mas, vemos que não é apenas isso. Eles vão além dessa proposta... ajudam EMPODERAR ARTISTAS em AUTOCONHECIMENTO, ajudam artistas em PROCESSOS DE CONSTRUÇÕES, além de ajudar pessoas próximas a eles a entrarem nesses universos para verem suas condições e opções por outras perspectivas, em sua maioria, pelo lado da importância desse universo - complexo para muitos - para a felicidade do artista participante e assim fortalecer suas relações de afeto.

Na temporada, no ar desde novembro, ajudam cinco drag queens e um drag king (adorei esse, inclusive). Nesses seis episódios é incrível ver o quão o aspecto artístico e do apoio das pessoas queridas são fundamentais no fortalecimento psicológico dos participantes e os ajudam a vencer muitas barreiras.

A cada episódio uma abordagem diferente, com convidados diferentes, para desmistificar e quebrarem paradigmas. Sempre levando em consideração as barreiras que as pessoas apontadas como importantes na vida dos personagens indicam como suas principais "preocupações" para a não aceitação da escolha artística, mas que sabemos não passar da desinformação e preconceito em conflitos com o amor que dizem sentir - tenho sempre um pé atrás com esses "amores" e no fundo acho que é vergonha da pessoa mostrar ser o que e uma gogantesca  vontade de controlar a vida do outro.

Cada episódio daria para escrever várias páginas, pois tocam em nuances super delicadas para quem é do meio. Contudo, quero me ater ao último da temporada que mostra a evolução de Marcos, um jovem pobre de periferia que estudou e se formou arquiteto, um defensor de suas raízes e de sua condição afetiva. Ver-se em sua face, e no seu corpo, a resistência que a vida lhe obrigou a desenvolver, contudo é notório no seu olhar que algo lhe falta para ser completo, ele precisa aliar toda sua vida, criação, suas falas, argumentações, lutas e trabalhos. Ele precisa expressar tudo isso artisticamente através do seu corpo. Incorporar e extravasar. Confesso que de início não estava acreditando nesse participante dada a sua quase inflexibilidade corporal, mas me deixei levar... assim como ele se deixou e ali nasceu uma rainha. Nasceu nele, no palco e entãona tela, ADLA DAVIS. Na sua apresentação final de participação do programa performa a música "NÃO RECOMENDADO" de CAIO PRADO (só conheci agora e do que já ouvi sobre suas músicas e letras eu diria... UAU!). Uma excelente escolha para mensagem final da temporada.  Me emocionei com sua entrega, com a sua performance, a verdade de todo o contexto e a letra da música que diz tanta coisa que nós,  LGBTQIA+, estamos exaustos de ouvir. Um trecho  da canção diz:

"Pervertido, mal amado
Menino malvado, cuidado
Má influência, péssima aparência
Menino indecente, viado

A placa de censura no meu rosto diz:
Não recomendado à sociedade"

Ali soou como UM BASTA. Como um grito que diz "para de me falar estas barbaridades e vem conhecer esse meu mundo que me completa e faz feliz". E eu que já sabia que a arte drag pode ir além da frescura entendi que ela vai muito além desse "além da frescura". Ela pode ser uma ferramenta de luta, de transformação, de empoderamento e de resistência.





Nenhum comentário: