quinta-feira, 21 de maio de 2009

7ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS – 3º DIA



Ontem (20/05) o evento só aconteceu no período da tarde com três palestras interessantíssimas:
A primeira palestra foi “UM PASSEIO POR SÃO LUÍS DO MARANHÃO:FOTOGRAFIA E PRESERVAÇÃO” de RIVANIO ALMEIDA SANTOS (Eu, que sou TURISMÓLOGO!). Esta palestra foi sobre o meu TCC, que fiz na modalidade ensaio fotográfico e que tenta mostrar, por meios de textos e imagens, os sentidos em que uma fotografia pode ser analisada e a importância da fotografia de São Luís à preservação do Patrimônio Cultural Edificado local através da história da cidade dividida em quatro etapas, baseadas nos tipos de arquitetura militar, religiosa, civil e fabril. Além disso, pretende ainda mostrar qual a melhor utilização a ser dada à imagem fotográfica, que é ser a garantia da preservação do nosso patrimônio cultural edificado.
A segunda palestra, “O CARNAVAL DE SÃO LUÍS MOSTRADO POR SEUS CRIADORES E SUAS CRIAÇÕES: Um recorte de 1970 à 2000” de ENOQUE OLIVEIRA SILVA (também TURISMÓLOGO). Foi também sobre o seu TCC, também na modalidade ensaio fotográfico. E a pretensão não foi contar a história do carnaval de São Luís, mas sim traçar o perfil profissional dos criadores narrando, através de suas criações realizadas, a importante contribuição dada por eles, para a construção de uma das mais notáveis fases do carnaval da capital do Maranhão. Além das suas visões relativas à importância de suas obras à atividade turística local. Os artistas trabalhados, como objeto maior deste estudo, foram eleitos a partir das indicações que estão registradas nos periódicos que circularam na época antes mencionada (anos 70, 80 e 90), ou indicações feitas pela própria comunidade artística e promotores culturais que geraram trabalhos para os referidos criadores. Tudo produzido através de registros de imagens, textos feitos a partir de pesquisas literárias e entrevistas orais.
Para finalizar o dia tivemos a honra de mais uma vez termos a Profª Marcela Cougo como palestrante. Desta vez sobre “Turismo e Direito do Consumidor” e que seria também o lançamento do livro “Viajando Direito”, de Luciana Atheniense e da própria Marcela Cougo, pena que o Livro não chegou a tempo para vendas. Mas, para quem possa interessar, é possível fazer a compra pela internet (americanas.com e mercado livre), custa aproximadamente R$15,00.
Bom, a palestra abordou assuntos como as Legislações Turísticas, as Legislações Distintas aos Prestadores de Serviços Turísticos, Legislação e Normas do Turismo em nossa Sociedade e suas repercussões e da Prestação de Serviços ao turista (consumidor final) que acaba sendo vítima de algum evento. A professora proferiu sobre os princípios que devem ser praticados pelos prestadores de serviços para garantir o excelente atendimento e se evitar pequenos transtornos que podem trazer grandes prejuízos. Princípios como o da Transparência (clareza nas informações que passa), da Boa Fé (honestidade e lealdade: não fazer nada querendo passar a perna no cliente), do Equilíbrio Contratual (não usar de cláusulas abusivas que asseguram vantagens unilaterais ou exageradas ao fornecedor, além de registrar tudo em papel ou e-mail), da CONFIANÇA (garantir que se atendam as expectativas criadas no cliente) e o princípio da SEGURANÇA (oferecer acima de tudo segurança a integridade física do consumidor) foram muito bem explicados.
Nessa relação, Fornecedor x Consumidor, a professora colocou que “O fornecedor de serviços só não será responsabilizado quando provar: I - que, tendo prestado o serviço, o defeito inexiste; II - a culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro”. Então se faz necessário que se faça sempre um Termo de Responsabilidades e tome medidas que evitem casos de Danos morais (e físicos, claro!) e se chegue ao nível de situações que exijam soluções extrajudiciais e até mesmo judiciais. Para tanto, Professora Cougo deixa as seguintes propostas:
- Aprovação da Lei Geral do Turismo em conformidade com o CDC (Código de Defesa do Consumidor);
- Formalização a prestação dos serviços de hospedagem;
- Capacitação dos funcionários;
- Certificação de que o turista está ciente dos serviços adquiridos;
- União e conscientização dos empresários do setor do Turismo.
O dia foi realmente muito produtivo e contou com um público muito bom para um dia de chuva forte. E todos gostaram das palestras e nos parabenizaram pelos nossos trabalhos que deveras ficaram LINDOS!
Desculpem a “modéstia”, mas preciso ser sincero.



OBS.: para descrever melhor a palestra (que eu assistir) da professora Marcela Cougo, ela gentilmente, me cedeu sua apresentação em PowerPoint no meu pen-drive.

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