domingo, 9 de junho de 2024

SOBRE RECIPROCIDADE

Carnaval 2024

Eu adoraria publicar um texto. Entretanto aprendi que não fazbem  expor intimidades de um relacionamento. O texto diria: 

O que há de mais bonito na relação de um casal é a cumplicidade, a admiração mútua, apoio um ao outro e a confiança recíproca. Principalmente quando se trata do trabalho e da felicidade um do outro. Isso é lindo e inspirador.Tenho tido a sorte de ter isso na minha vida nestes últimos 26 anos.


Quando eu conheci Enoque ele já era um artista visual múltiplo, conhecido e reconhecido. Atuante no estilismo, figurinista, artes cenográficas, decoração interna e externa, carnaval... enfim, tudo que ele toca fica arte. Sou seu fã número 1. Nunca deixei de apoiar, quando possível, de ajudar e, sempre incentivar. Das coisas mais lindas da vida é vê-lo feliz por entregar um trabalho pelo qual acreditou, se dedicou, pesquisou e entrega com plenitude do dever cumprido. E, para mim, o melhor é vê-lo ser reconhecido por isso.

Para se ter ideia, não temos muito tempo para diversão puramente. Nós   trabalhamos e se tudo for bem, é nossa diversão, nossa satisfação pessoal. Quando ele quer ir a algum lugar, já marca sabendo que eu vou topar. Independente de pensar em querer ir ou não. Outro exemplo é o carnaval, para o qual nos programamos todos os anos, eu sempre gostei, antes mesmo de conhecê-lo, mas, pelo menos ainda não era o meu sonho... eu gostava apenas. Virou uma realidade na minha vida e até certo ponto uma diversão, pois  não é que eu tenha medo, eu tenho verdadeiro PAVOOOOOR, de altura. Mas, para participar de seu trabalho, para mostrar meu apoio a ele e ver seu trabalho brilhar, ser visto e reconhecido eu enfrento semanas de ansiedade, eu confronto meus quase ataques de pânico pela satisfação de vê-lo realizado. Sei da real importância desse momento para ele. Mais que uma vitrine para sua obra  é a culminância de um abo de trabalho, de meses de preocupação, preparação, pesquisa, planejamento, testes e execução. É o seu momento! Eu babo, eu vibro, e durante o desfile na Sapucaí - ninguém sabe disso - eu saiu falando para quem me dar trela e sorri ora mim, que lá encima vem meu companheiro, meu marido, esposo ou seja lá o que vier à minha boca. Inclusive aos famosos. Babo mesmo!!!

Foto tirada das alturas quando fui içado da alegoria pelo Carvalho na entrada da Sapucaí. 


E no mesmo sentido, embora mais contido dado seu perfil, é Enoque. É lindo de ver o quanto ele me apoia quando ver minha dedicação ais meus trabalhos. Posso dizer que o eu primeiro emprego fixo na vida foi na Vivo (desde a antiga NBT). Lá se vão 25 anos. Eu vi praticamente esta empresa nascer no Maranhão, participei e participo de todos os momentos importantes dessa empresa pela qual eu tenho tanto orgulho. Ele sabe que esse orgulho vem, principalmente, pela gratidão de  ter a oportunidade de trabalhar em uma empresa que me trata, acolhe, respeita e estimula eu ser um profissional melhor, mas, muuuuuuito mais, me incentiva eu ser uma pessoa melhor e mais verdadeira. Me aceita e me incentiva eu ser eu, independente de quem eu seja e com quem eu seja casado. Sou negro, de origem pobre, casado com homem, temos filha, formamos uma famílias diferente da tradicional família brasileira e lá na empresa TODOS nós tratam sem diferença alguma. Aliás, sinto até um tratamento especial. E Enoque sabe disso e valoriza muito isso.

Todo o apoio que dou a ele, que eu espero receber de volta - nem venham dizer que devemos fazer o bem sem esperar nada em troca. No fundo todos esperam por menos gratidão -. Eu espero reciprocidade. Chega ser lindo, emocionante e, até constrangedor, ver o apoio e o orgulho que vejo em meu companheiro de vida qua do ele ver eu feliz com  alguma realização. Em especial quando é algo relacionado ao meu trabalho, a alguma colheita às sementes que venho plantando. Ninguém acredita que uma pessoa e um profissional do know-how de Enoque, que tem palavras certas para os momentos certos, que é sério e fechado se emociona - como um bom canceriano -  ao ponto de ficar sem palavras para demonstrar sua satisfação e alegria em ver os degraus que eu subo na minha vida profissional. Isso é tão lindo... tão bom!

Meu desejo é que todos sintam o que eu sinto no coração, pois tudo isso é prova  de admiração! De respeito! De cumplicidade! De reciprocidade! De confiança! DE AMOR! Que ninguém receba e/ou - jamais! -  aceite menos que isso! Uma relação sem esses sentimentos, práticas e ações de ambos os lados não é uma relação. O espetáculo de uma boa vida a dois é lindo quando os dois se aplaudem, pois não é monólogo onde apenas as um é aplaudido. Mesmo os monólogos têm toda uma equipe por trás. Ninguém vive sozinho ou faz nada sozinho, principalmente quando se trata de relacionamento amoroso.

Nenhum comentário: