quarta-feira, 12 de outubro de 2022

TEMPOS DE CRIANÇA: LEMBRANCAS QUE SALVAM

Eu e meu primo Laade - 1984 


Estamos no 12º dia do mês de outubro de 2022. Além de ser dia de Nossa Senhora Aparecida – o que só passei a “reconhecer” depois de adulto – é dia das crianças, data nunca esquecida. E, estava aqui sentado olhando meu celular, assim como a maioria das pessoas deve estar, vendo fotos de tantos amigos crianças nas redes sociais. Vejo em cada foto um brilho no olhar, reflexo de uma vida de criança criança, não de crianças “miniadultos” que pensam ser crianças dos dias de hoje. Daí veio uma saudade dos meus tempos de criança...


Naquela época, toda a década de 80, eu morava no interior do Maranhão, uma pequena cidade que tinha o nome de Santa Teresa do Paruá. E lá.... Noooossa... como era bom!!! Diversão total!!! Tudo bem que nossos dias começavam às 05:30, 06h da manhã para pegar o leite na chácara, entregar os “lidileite” aos vizinhos que compravam da gente e depois voltava para abrir, espanar as mercadorias e varrer a farmácia que antes das 08 já estivesse pronta para o expediente, quando papai voltada do mercado onde diariamente ia comprar carne para o dia, os bolinhos de tapioca lisa e caroçuda e cuscuz de arroz feito na panela, moldado no pano. Esses bolos comíamos tomando o melhor café da vida todinha, feito por minha sempre amada mãe. Isso mesmo... lá em casa todos sempre tivemos uma atividade pela qual éramos responsáveis. Depois disso, quem estudava pela manha tinha que rumar à escola.

Xou da Xuxa, década de 1980

Eu particularmente sempre gostei de estudar mais pela manhã, minha capacidade de aprendizado sempre fora mais proveitosa. Pela tarde eu gostava de ficar em casa. Quando na cidade não tinha energia elétrica uma das coisas que eu gostava era acompanhar minha  irmã Rogenir nos seus trabalhos escolares com seus amigos de turma. Aprendi muito com eles. Depois da chegada da energia eu queria estudar a tarde para assistir tentar assistir o Xou da Xuxa com seu desenhos animados maravilhosos – Os Thundercats, He-man, She-ra, Os Smurfs, A Caverna do Dragão, Os Tartarugas Ninjas, Loucademia de Polícia e Cavalo de Fogo (este no SBT) sempre foram os meus preferidos -. Em tempos de menos restrições televisivas eu tinha como “babá eletrônica” uma loira vestida de minissaia, minishort ou ainda de maiô que se comportava como um criançona e que às vezes dava respostas atravessadas, sinceronas e nem sempre politicamente corretas às crianças da plateia. Loucura total!!!

Thundercats, desenho animado.


Fora dos horários de ficar vidrado na telinha preto e branca – sim... nem sempre tive TV colorida em casa - eu criança tinha muitas brincadeiras das quais gostava como desenhar – inclusive figurino -, fazer cartões de data comemorativa, fazer artesanato, pega-pega, trinta e um, guerriô, passar anel, cair dentro do poço, cabo de guerra, amarelinha pular corda, pular elástico, bang-bang, stop e tantas outras brincadeiras que eu adorava. Bom, mas, quem já passou dos 35 ou 40 anos  já deduziria quanto a essas minhas preferências “bricadeirísticas”.

O que pouca gente  deve saber que o meu lado “apresentado” teve origem também nas brincadeiras de criança, mais precisamente nas apresentações de comemorações dos dias das crianças de toda minha infância. Todos os anos tínhamos "shows de calouros" onde as crianças iam cantar... era lindo ver tanta criança cantando – mesmo que desafinados – absolutamente desavergonhadas do "graaande" púbico da cidade. Certa vez, minha irmã Rogênia (Gênia, Gêninha e outros apelidos que não posso revelar pela saúde do convício familiar) e eu, quando tínhamos por volta de  8 (eu) e 10 anos (ela) sonhávamos (ou seria delirávamos?) fazer parte do grupo infantil “Balão Mágico” – ela sempre se achava a Simony e eu, apesar de me ver no Jaizinho, me achava a cara do Mike por ele ser o mais novo (pode rir a vontade KKKKKKKKKKKK) – decidimos nos inscrever para uma das edições do show de calouros da escola. Para a ocasião escolhemos uma música que o famoso grupo cantava com o Fofão (um famoso e carismático personagem da TV da época). Eu faria a parte do Fofão...  fomos para o ensaio e foi um verdadeiro terror!!! Além de não sabermos cantar, ainda atrapalhamos o instrumentista, Professor João Lira. Ali desistimos da vida de cantores de sucesso. Mas, continuávamos com vontade de está nos palcos.

Contracapa do LP Xou da Xuxa 3


Eu tive outras oportunidades de subir ao palco do Centro Comunitário outras vezes, mas em dramatizações ou peças de nosso grupo de teatro. E ela, a Geninha, ainda pôde viver seu dia de fantasia sendo uma paquita juntamente com Nara, Eliane Fernandes e um outra menina que não me recordo. E a Xuxa? Aaaah!... A Rainha dos Baixinhos foi representada lindamente pela hoje Dra. Élia Holanda - ex-prefeita da cidade -, que apesar dos cabelo pretos entrou ao palco com uma réplica da roupa vestida pela apresentadora original no verso de um de seus discos (LP).

Todos nós sabíamos que era uma apresentação escolar, mas aquele dia pra mim também foi mágico. Eu tinha escrito uma cartinha que fora sorteada. Não recordo o que ganhei, mas nunca esqueci da emoção de ser sorteado pelo "Xou da Xuxa". Fui sorteado pela primeira vez na vida.

Por tudo isso costumo dizer que lúdico é importante na vida de uma criança... a ludicidade ameniza dores e salva vidas. Pouca gente sabe situações difíceis as quais fui submetido na minha infância sem perceber que dali muitos traumas e construções equivocadas comportamentais poderiam ter surgido de forma ainda mais graves do que apresentei ao logo dos meus 43 anos. E foram esses momentos lúdicos da infância que amenizaram e me fizeram amortizar os impactos de ações danosas cometidas por terceiros.

Relembrar esses momentos de criança feliz me faz fortalecer o adulto que sou hoje e ajudam a diminuir o tamanho dos monstros que fizeram eu criar em minha volta. Interessante que, nesse momento, parei por um instante a produção desse texto para passar a vista no celular e no instagram tinha um perfil que sigo onde o administrador tá em um vídeo simulando uma mágica com o filho e na legenda ele escreveu “Criança precisa de memórias boas, atenção e carinho”. E é isso... Boas memórias da infância, atenção e todo o carinho recebido tem me ajudado nas reconstruções que tenho feito e preciso continuar fazendo em mim.

Viva nossas crianças internas! Elas salvam os adultos que somos e seremos.

 

 

domingo, 4 de setembro de 2022

O DEBOCHE COMO  ARMA DE AUTODEFESA

 Meu pai era preto de pele escura e minha mãe é branca, bem alva, embora de cabelo cacheados. Assim, eu e meus irmãos saímos nos mais variados tons de pele, mas todos um a cara do outro. Eu, especificamente, sou preto de pele média,  nem claro e nem escuro, mas, com todas as demais características descendentes dos povos africanos: nariz volumoso, cabelo crespo, boca carnuda, pernas grossas, quadril largo e cintura fina. Portanto, sou preto e tenho muito, muito orgulho disso. E cada vez tenho mais.




Todos os dias vejo nos noticiários ocorrências de violência racial que me deixam revoltado, triste, solidário e com sentimento de vontade de acolher essas vítimas. Já passei por situações de racismo, tal como segurança de shopping ou de lojas de departamentos ficarem me acompanhando durante compras. Já ouvi conhecidas de minhas irmãs mais claras comentarem que éramos "de cores tão diferentes" que não parecíamos irmãos - nem analisavam que somos "a cara d'um e focinho do outro"  como dizia nosso pai.

Situações como estas me chateiam bastante, entretanto eu sofri bem mais com as situações de homofobia, pois não fora preparado diretamente pra isso. Tinha medo, pois não me davam oportunidade nem para desabafar as inúmeras vezes a que fui vítima. Tinha medo de ser apontado como dono da culpa do bullyng pelo meu jeito de "bichinha ou veado" como muitas vezes fui chamado. Ser preto, por um lado, nunca me deu esse sentimento de culpa e, por outro lado, me propiciava situações condicionantes de desabafar sem ser repreendido, culpado e sem medo de ser violentado nas mais diversas formas e vezes

Reafirmo e repito que a verdade é que ninguém me preparou para situações de homofobia, esse assunto sempre fora tabu lá em casa. Já as questões raciais e de racismo aprendemos a tratar com deboche da cara e na cara dos racistas - coisa que só mais tarde aprendi a agir com a homofobia. O deboche, eu aprendi, poderia ser minha arma de defesa.

Sei que talvez não seja a melhor maneira de lhe dar com as ocorrências, mas o sacarmos, o deboche, o desdém foi a maneira que aprendi desde cedo com meu pai. Seu Juruca, como era conhecido, tinha um amigo grande amigo que era preto retinto, de cabelo liso. E eles sempre brincavam com essa questão. Para os desavisados poderia ser taxado como que uma não aceitação da sua condição de preto e até mesmo o que hoje chamamos de racismo estrutural, quando de fato era deboche sobre os racistas. Poderia até mesmo ter muito de racismo estrutural, até pelo fato de que cresceram em ambiente que não tinha a defesa do direito dos pretos, além do mais, eram pretos descentes diretos de pretos, Santa Teresa do Paruá - onde morávamos - tinha na maioria da população pessoas pretas como nós e muitas falas racistas eram tidas como elogios.




No fim das contas, brincalhões e debochados que eram essas "brincadeiras" era uma forma de autodefesa para não tornar a vida ainda mais difícil e doída. Se certo ou se errado não quero e não vou julgar, mas esse sarcasmo me ajudou a ter desenvoltura em contexto de preconceito racial e mais tarde me ajudou a enfrentar os homofóbicos de frente.

Meu pai e seu Conceição me ensinaram a encarar o que poderia ser o grande gargalo de minha vida adulta, dada a minha cor de pele, de forma séria e leve através do sarcasmo. E, por tabela, mesmo sem intenção direta, me ensinaram a me defender da homofobia, que desde sempre sempre foi o meu pior mostro e algoz.

Enfim, não me sinto diminuído por ser chamado de preto. Tenho orgulho de ser!!! E, aos homofobicos - gays que não se aceitam - que não venham me apontar por eu ser gay, pois cada vez mais é provado científicamente que quem aponta a "gayíce" alheia quer, na verdade, esconder a sua. Kkkkk

domingo, 1 de maio de 2022

CARTA ABERTA A MILTON CUNHA E LUCINHA NOBRE

 Sao Luís  (MA), 01 de Maio de 2022.

,Olá, meus queridos amigos,

Vindo aqui parabenizar vocês dois, Milton Cunha e Lucinha Nobre, pelos seus trabalhos nas transmissões dos desfiles oficiais. E, mais que isso, pelos trabalhos de por vocês pelo carnaval como um todo.  

As histórias de ambos mostram que carnaval é mais profundo que a o brilho, folia e o desfile em si.  Carnaval é o trabalho, o estudo, a pesquosa, o treino, o suor, a dedicação, o labor, é onde muitos tiram o sustento da vida. Portanto, Carnaval também é vida. 

Você, Lucinha, como filha de sambistas e irmã do cantor Dudu Nobre não lhe deixou fixa no lugar da "irmã de famoso". É filha do Samba pura e plena e assim se fez Porta-bandeira, das mais consagradas, respeitadas e lembradas da história. Hoje também louvada como comentarista da Série Ouro do carnaval carioca e é o ponto de ligação entre o desfile e o público carioca que não tem oportunidade de ir à avenida.

Milton Cunha, irmão... imagino que nem nos seus sonhos mais loucos de infância na busca por tudo almejado, você esperou chegar para onde esta caminhando (você ainda vai mais longe). Digo isso porque sonhar você sei que sonhou. No entanto, o caminhar até o sonho nunca foi fácil. E você vai chegar lá, pois vem construindo esse caminho com dedicação, estudo, produção, pesquisa, projeção, execução e entrega. Você é hoje a voz do carnaval carioca. Da Criança da Ilha do Marajó, no Pará,  a uma enciclopédia carnavalesca para o Brasil e para o mundo. 

Parabéns! Parabéns, queridos amigos pela história de cada um de vocês. Mas, um PARABÉNS ESPECIAL para seus trabalhos na transmissão do Desfile das Campeãs pelo Multishow, que acabou de encerrar. Vocês estavam livres, felizes, empolgados, cantantes, brincantes e jamais deixaram de dar as aulas de conhecimento e vivência que têm no mundo do  samba e do carnaval. Aliás, vocês dois passam mais que conhecimento profundo. Vocês passaram intimidade entre si e, sobretudo, intimidade com o universo carnavalesco, que todos sabem quem têm. E ali fora sentido por quem os assistiu. 

Vocês separados são excelentes, mas juntos, vocês dois foram sensacionais!  Transmitiram vivência! E que seus lugares de fala, com preparo e dedicação são seus diferenciais. Vocês dois juntos dominaram a transmissão, sem serem invasivos ou deselegantes com a Laura Vicente e  os demais profissionais envolvidos. Deram um show! Que essa liberdade ainda mais livre (desculpem a redundância, é proposital) lhes sejam dadas também nas transmissões dos desfiles especiais.

Parabéns, deu muito orgulho do trabalho de vocês. São referências inspiradoras.

Obrigado pelo que você nos entregaram.

Foi muito além de lindo!!! Foi PERFEITO! INTEIRO! COMPLETO!


Fiquem com meus abraços pulantes, comemorativos e meus beijos mais estalados em suas bochechas.

Sem mais, além da minha gratidão e empolgação,

Bom descanso!

Rivas

terça-feira, 26 de abril de 2022

GRANDE RIO, CAMPEÃ!

FAAAALA, MAJETÉ!!! 

No sábado passado, dia 23 de abril, após o adiamento do carnaval da data oficial por conta da pandemia do Covid-19, desfilei pelo Grêmio Recreativo Escola de Samba Grande Rio, que levou à Marquês de Sapucaí um tema que foi uma aula sobre como combater a intolerância religiosa. "Fala, Majeté! Sete Chaves De Exu" foi desenvolvido - brilhantemente pelos carnavalescos, e pessoas queridas, Gabriel Haddad e Leonardo Bora - para desmistificar a imagem do orixá homenageado, que segundo os seguidores das religiões de matrizes africanas, sempre foi pintado como do mal, uma injustiça por conta do preconceito religioso.
Hoje é terça-feira, dia 27 de abril, acaba de sair a apuração dos votos e a Grande Rio pela primeira vez foi campeã do Grupo Especial Carnaval Carioca, o principal campeonato carnavalesco do país. E, na semana que a tradicional Casa Fanti Ashanti, um Terreiro maranhense de Candomblé e Tambor de Mina foi vítima ação intolerante e preconceituosa soa como uma resposta do universo!!! Mas,  deixamos isso de lado.
Quero falar dessa vitória da Grande Rio, que é muito, muito merecida. Ser campeã do carnaval carioca no retorno após a pior fase da pandemia que enfrentamos é um marco. É histórico. Mas, a maior vitória da minha  agremiação de coração nem foi propriamente esse troféu. Ele é só a coroação de vitória muito maior, que foi uma mudança na postura e na forma de executat e por a escola na avenida, com objetivo, foco e humildade. Eu explico: Há muito anos a Grande vem beliscando o campeonato. Já fora vice-campeã várias vezes e sempre os mesmos comentários: "A Grande Rio perdeu para si mesmo". E era mesmo!!! Chegávamos já na concentração com o nariz em pé, uma vaidade boba, uma certa prepotência desnecessária. Era uma ruma de diretores de carros que não ajudavam tanto quanto deveriam. Nós da Grande Rio - sim eu me incluo, pois eu estou na escola a 24 anos - estávamos sempre querendo aparecer como da "Graaaande Rio", mas era como se cada um tivesse a sua própria Agremiação. Tínhamos uma imaturidade visível e que não são sabíamos como administrar.
Esse ano, 2022 (pra ficar mais evidente) o sentimento foi outro. Enoque e eu somos da escola e moramos em São Luís e já há quase 1/4 de séculos viemos para o Rio desfilar na escola. E, como ia dizendo, esse ano foi perceptível a mudança de postura de TODOS!!!! Nossa primeira ida ao Barracão, conversar com o querido Danyllo Gayer, Presidente dos Destaques da escola, foi na quarta-feira antes do desfiles e tudo calmo, pronto, tranquilo!!! Aguardando apenas ajustes de concentração. E na concentração, à noite, todos cordiais, simpáticos, gentis, prontos a colaborar com todos. Nosso nariz estava na altura da humildade, da confiança de está preparado e da consciência de que carnaval se faz na Avenida e que nos olhos dos jurados tem mistérios que ninguém advinha. E foi tudo lindo!!!  O desfile foi perfeeeito!!! O melhor desfile dos 28 anos de Enoque no Rio e, obviamente, dos meus 24 carnavais carioca. Pela primeira vez saímos da Sapucaí confiantes, pois todos fizeram a sua parte!! Acho que o público percebeu e ainda na Avenida gritou "É CAMPEÃ!". Deu certo!!! A GRANDE RIO É CAMPEÃ DO CARNAVAL CARIOCA 2022! E essa é uma vitória de todos!!! Um entrega de cada um.
Uma mudança, fruto de uma trabalho bem feito e de um amadurecimento de todos e de cada um. Talvez resultado de autoanálises e autocríticas. Talvez as perdas de tantas pessoas queridas e componentes importantes da escola pra covid-19 tenha mexido na gente. Contudo, não dava para desmistificar uma imagem deturpada agindo de forma equivicada. De certo uma Grande força de vontade de mudar e agir. A Grande Rio cresceu. AMADURECEU! Esse amadurecimento da Grande  Rio foi fundamental para essa vitória!!! Quem planta o bem, colhe o bem! 

PARABÉNS, GRANDE RIO!!!! 
NÓS CONSEGUIMOS!!! 

 Se é Laroiê que se diz... LAROIÊ!

sábado, 12 de fevereiro de 2022

MUSEU DA GASTRONOMIA MARANHENSE: Destaque como atração Turística no Maranhão

 

Logomarca do Jornal Cazumbá 

Completando duas décadas de sua fundação o Jornal Cazumbá, que tem a sua frente o Turismólogo e Jornalista Reginaldo Cazumbá (como ficou conhecido, eu mesmo já não lembrava que seu sobrenome civil é Rodriguea - e acho que nem ele), realizou na noite de ontem o V Prêmio Cazumbá de Turismo e Cultura - o Oscar do Turismo do Maranhão - após uma pausa que a pandemia impôs. Na ocasião de ontem foram premiados personalidades e instituições, públicas e privadas, indicadas por pessoas da área e escolhidas por votação popular através de formulário on-line.

Troféus do V Prêmio Cazumbá de Turismo e Cultura 

Dentre os indicados e premiados diversos amigos e conhecidos meus que aplaudo de pé, pois venho acompanhando suas demandas e entregas para que o turismo e a cultura locais sejam vistos, reconhecidos e visitados. Fazer isso em um Brasil, onde se valoriza mais o exterior e não se considera a força da atividade turística, já não é fácil. E fazer isso no Maranhão é quase um trabalho braçal. Mas, que é lindo.

Acompanhei pelas redes sociais  a louvável e merecida noite de reconhecimento aos esforços e realizações desses profissionais. E dentre os premiados, tenho um apreço todo especial por um, coisa afetiva mesmo, pois vi ser projetado, gestado, produzido, vi nascer e contribui, mesmo que minimamente, para o seu nascimento. Estou me referindo ao vencedor da categoria Destaque como atração Turística no Maranhão, o MUSEU DA GASTRONOMIA MARANHENSE, que tem pesquisa da querida amiga e pesquisadora Wilmara Figueiredo e do qual o também Turismólogo Enoque Silva foi o curador, artista plástico, produtor e executor, ainda na gestão passada da Secretaria de Turismo de São Luís, com a Professora Socorro Araújo, e segue na gestão atual do Professor Saulo Santos, onde também trabalha a querida e competetente Sabrina Martins. Esta gestão continua esse trabalho lindo e que tem seguido sempre lançando novos projetos e atualizando outros já existentes. Isso é lindo e gratificante de ver. O que é bom precisa sempre ser incrementado e seguir.

Fachada do Museu da Gastronomia Maranhense

Saber dessa premiação me dar uma satisfação e felicidade pois considero um reconhecimento ao trabalho desses gestores que admiro, mas devo dizer que me encher de orgulho saber que o projeto expográfico saiu das mãos de um profissional como Enoque Silva (Turismólogo e artista visual) que tem, há mais de 40 anos, contribuído para embelezar, criar e montar cenários, criar e produzir figurinos, dar cores... enfim, sar mais beleza à locais, instituições, atrações turísticas e grupos culturais. Detalhistas e comprometido com o que faz, sempre está muito bem fundamentado, pois, além de ser um pesquisador, tem a experiência de quem viveu quase todos os nossos movimentos culturais de perto ou de dentro. Quer seja no carnaval, no Divino Espírito Santo ou Natal.

Rivas (eu) e o curador do Museu da Gastronomia Maranhense, Enoque Silva, latejando o totem com texto de apresentação do Museu 

Sobre a produção do acervo do Museu da Gastronomia Maranhense o artista visual Enoque , na falta de muitos elementos projetados para representarem materiais de nossa cultura e gastronomia - algumas já até extintos -, ele incomendou o trabalho de diversos profissionais locais e outras ele mesmo pôs as mãos na massa literalmente para confeccionar réplicas perfeitas de tudo, desde a indumentárias dos povos indígenas, das frutas de típicas, elementos de festas, a tina de sorvete à mesa do banquete. Tudo pensado e executado nos mínimos detalhes para atender a demanda, em ser fiel ao real, contar de fato um pouco da história do povo do Maranhão, fazer esse povo se ver nesses elementos, mas sem tirar do foco que o equipamento Museu precisava ser também atrativo e ter funcionalidade de visitação. Estou falando de uma ferramenta turística local que tem, não só a função de representação de um segmento cultural maranhense, e que para isso foi construído com a soma do intelecto, da arte, da criatividade, das mãos e do suor de maranhenses.  O Maranhão está envolvido em todo o processo.


O reconhecimento através do V Prêmio Cazumbá de Turismo e Cultura é uma coroação não apenas ao equipamento em si, mas também ao trabalho de muitos profissionais que foram fundamentais na execução do projeto Museu da Gastronomia Maranhense do início até aqui, quando se torna Destaque como atração Turística no Maranhão. E isso é um sopro de esperança para a continuação, manutenção e crescimento desse projeto lindo.

E você já conhece o MUSEU DA GASTRONOMIA MARANHENSE? Se conhece deve concordar com o Prêmio recebido. Se não conhece, tá esperando o quê? Se você é daqui, tenho certeza que vai se sentir visitando alguém querido do seu passado. Contudo, se não é maranhense. Terás oportunidade de saber de onde vem tanta delicia que pomos à nossas mesas.


A Museu fica na Rua da Estrela, esquina com  Rua de Nazaré, no centro se São Luís.

domingo, 26 de dezembro de 2021

PUREZA  UM FILME SOBRE A CRUELDADE HUMANA E A FORÇA DO AMOR DE UMA MÃE

 

Cartaz divulgação do Filme Pureza
 

A cidade que nasci, Santa Teresa do Paruá, interior do Maranhão era pequena, bem pequena. De forma que todos nós da cidade éramos próximos e nos conhecíamos bem uns aos outros. Tínhamos vizinhos extraordinários, de histórias de vida que de um certo tempo passaram a me chamar atenção pelo grau de dificuldade, de lutas e de vitórias ou superações para criarem suas promessas de vários filhos - não lembro de nenhuma família com filho único.

Obviamente que ainda criança eu não observava com esse olhar, pois era o comum, o normal o meu dia a dia. Contudo, a partir do momento em que meus irmãos mais velhos, já morando em São Luís, começaram a trabalhar com questões sociais - pondo em prática o "estude para ajudar seu povo - e começam a trazer para dentro de casa assuntos e discussões da realidade além da vizinhança meu olhar passou a ser mais observador e empático.

Produtos da Roça no Maranhão
(Fonte: Facebook "Enquanto isso no Maranhão)

Meus irmãos traziam assuntos sobre o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente -, seminários com professores pelos interiores do Estado, a vida dura do agricultores, das quebradeiras de coco, pescadores, garimpeiros, violência contra a mulher,  homofobia... enfim. A medida que ouvia as conversas  eu fazia a associação das profissões e das vidas dos personagens das histórias com os meus vizinhos. Assim comecei a entender as dificuldades reais e ter ainda mais respeito, consideração e admiração pela história das pessoas com quem convivia, minha gente.

Me refiro a fins dos anos 80 e início dos anos 90 do século XX. Nesse período minha irmã Rogenir, a quem chamo carinhosamente de Genir, em uma de suas passagens por Santa Teresa - não recordo se feriados, férias ou eleição, quando ia votar - então estudante do Curso de Direito da UFMA, já ativista de movimentos sociais e engajada em causas justas trouxe uma história parecida com tantas que já tinha ouvido falar, porém com um agravante extra que me deixou chocado e que, anos depois soubemos, teve um desfecho emocionante.

Dona Pureza, maranhense que denunciou o trabalho escravo e virou filme (Fonte: Internet)


A história dizia respeito à uma senhora da cidade de Bacabal, também interior do Maranhão, que com muito sacrifício criava o filho. A uma certa altura da vida o filho dessa senhora ver-se diante de um sentimento de buscar vida melhor e quem sabe de ajudar sua mãe. A solução encontrada seria viajar ao Pará em busca de trabalho em uma grande fazenda, que prometia emprego e boa remuneração.

Após chegar em Itaituba (PA), seu destino, o filho deixou de dar notícias deixando a mãe mais que preocupada, desesperada. Como uma mãe, ela vai em busca de notícias e, aos poucos, ela vai descobrindo que o filho estava sendo vítima de tráfico humano, estava sendo obrigado a trabalhos análogos a escravidão e vivendo em condições sub-humanas. Como um leoa em defesa da cria não se intimida e voa o Brasil e o mundo denunciando as crueldades dos fazendeiros, com apoio de políticos corruptos sobre pessoas pobres em busca de sobrevivência.


Ação policial libertando homens escravizados em fazendas no Pará nos anos 90 (Fonte: Internet).


A luta dessa mãe enfrenta criminosos, estremece Brasília, escandaliza o mundo, mas, criações ações federais, muda realidades, cria leis, liberta seres humanos, prende desumanos e vira filme, Pureza.

Apresentado em diversos Festivais pelo mundo, o filme Pureza, que também é o nome da mãe,  é um drama biográfico nascido a partir de ideia original de Hugo Santarém foi escrito por Renato Barbieri e Marcus Ligocki e dirigido por Renato Barbieri.

O filme tem Dira Paes como protagonista - dando um show como D. Pureza -  conta com Matheus Abreu - como Abel, filho de Pureza -, Marinana Nunes, Flávio Bauraqui, Cláudio Barros e Sérgio Sartorio no elenco, além da participação especial de vários homens que foram personagens reais da história de escravidão na época e de pessoas importantes na luta contra a escravidão, abolicionista no Brasil atual, uma delas minha irmã Genir.

Pureza já fora premiado como Melhor Filme júri popular Mercosul no FAM 2020 e o Grande Prêmio do Público no Rencontres du Cinema Sud-Américain na França. Além disso nos EUA no Inffinito Film Festival de Miami e NY, o filme levou a categoria técnica de fotografia e nossa Dira Paes conquistou a estatueta de Melhor Atriz, assim como no Seattle Latino Film Festival. Não é para menos, o filme tem um um primor de realidade e qualidade em todo o conjunto da obra, o enredo é emocionante, ainda mais por se tratar de história real tão perto da gente, tanto por se tratar de conterrâneos maranhenses quanto pela época que tudo ocorreu, 1993 - eu fazia q 7ª serie (8° ano de hoje) e para se ter uma noção, meu sobrinho mais velho, o Lucas nasceu em 1992.

Pela telinha do meu smartphone assisti ao filme por duas das vezes em que o longa-metragem esteve rodando em festivais e que, nesse período pandêmico, ficou livre na Internet. Nas duas vezes que assisti me emocionei muito... leia-se de chorar horrores. Me deixa sempre uma sensação de poderia ser eu ou um dos meus irmãos, um primo, um vizinho... contudo, não deixa de ser um pouco de cada um deles e inclusive de mim mesmo, pois é uma pessoa do meu tempo, maranhense de uma cidade que conheço e com uma vida igual a de tantos amigos, vizinhos e parentes. Impossível passar insensível ao Pureza.

Trailer oficial de Pureza, o filme

Além das conquistas da luta contra a escravidão iniciadas por D. Pureza, da história inspirar um lindo filme, dos prêmios recebidos mais boas notícias vão sempre chegando. E a mais nova é que o longa chega no início de 2022 aos cinemas de todo o pais. Eu estou esperando como se eu nunca tivesse assistido, pois vou sim assistir Pureza nas telonas.

E se eu fosse você, eu também iria!!!
Você vai ver do que o ser desumano é capaz e o que o poder do amor humano e materno faz.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

ASSOCIAÇÃO DE PASSISTAS DE SAMBAS DO BRASIL - SECCIONAL MARANHÃO

Por Rivanio Almeida Santos 

Logomarca da ABASP

Não são raras as histórias de brasileiros que viajam o mundo e em algum momento precisa falar sobre o Brasil. Para isso é comum usarem referências  como Pelé, Futebol, Samba e, óbvio, Carnaval. Isso pelo fato de serem fortes componentes que ajudam na formação de uma identidade nacional. E arrisco dizer o carnaval vai até além, é parte da alma brasileira e isso  é um consenso mundial.


Nesse contexto  há diversas personalidades e personagens que se tornaram ao longo da história símbolos, signos, ícones da festa e que compõe o imaginário de quem ver, curtindo ou não, esse nosso estado de espírito carnavalesco. Um berço e um campo vasto para  artistas de vários segmentos. Aliás, a classe artista de forma geral tem muita contribuição na construção da cultura de nossa gente. E, apesar da briga de egos que comumente existe - sejamos sinceros - entre os artistas, estes têm se organizado em associações ou sindicatos de suas categorias.

Cantores, atores, profissionais da dança, por exemplo, têm suas instituições de representação. Contudo, dentro das entidades da classe ligada às Danças haviam várias entidades voltadas às Danças de salão, balé, Danças modernas e várias outras, mas, não tinha nada voltada a algumas Danças do carnaval especificamente. E qual a importância disso? Reconhecimento como profissão, arte e cultura, além de garantias de incentivos através de editais públicos, por exemplo.

Fundadores da ABASP e homenageado na escolha do nome

Refletindo, questionando e, mais que isso, buscando uma solução para a situação de falta de uma organização oficial que lhes representasse como uma classe artística e profissional um grupo de passistas de samba do carnaval do Rio de Janeiro se juntaram para fundar uma associação. Uma vez que a arte de "riscar o chão" misturando beleza, leveza, elegância, sedução, malemolência e muito ziriguidum fazem dos passistas ícones importantes na construção da histórias do carnaval. Além de ser uma arte que transforma a vida de pessoas através do trabalho levando a dedicação e a beleza de sua arte. Grandes e lendários nomes de histórias consolidadas como Aldione Sena - grandiosa e eterna  passista do GRES Unidos de Vila Isabel -, e Nilce Fran - eterna passista da Portela e que dirige a Ala de Passista da agremiação -, Bruno Teté - duas vezes presidente da Ala de Passistas do Imperio Serrano - e Dhu Costa - um jovem Passista Internacional e ex-passista da Beija Flor de Nilópolis que idealizou essa união -, fundaram a APASB (Associação dos Passistas de aba do Brasil Ciro do Agogô). A associação visa priorizar as lutas que beneficiam a categoria, seus representados, portanto, no sentido coletivo.

Dentre tantos objetivos da instituição que vem se consolidando nesse primeiro seu primeiro ano de existência se pode destacar as apontadas pelos Fundadores ainda na carta de intenção de fundação: incentivar a documentação e sistematização do saber simbólico que o samba no pé; reverenciar a ancestralidade e contextualizar a experiência diaspórica da negritude, que propiciou o surgimento desta manifestação que é símbolo da Nação; o amparo fraterno aos que se dedicam a este segmento; divulgação desta arte de Samba no Pé, no Brasil e no globo, construindo um processo de valorização destes artistas no mercado de trabalho, e criando espaços de convivência, troca de informações e representatividade junto a esta união, que é sinônimo de força.

Fundada com representação de alguns estados do país - inclusive do Maranhão - com a figura de conselheiros , a APASB já aponta algumas conquistas como a fundação de seccionais em Minas Gerais, Amazonas e aqui no Maranhão.

Assim como esses profissionais do todo o país,  aqui no Estado a entidade também chega em boa hora para ajudar, principalmente, na profissionalização e nas conquistas de direitos. Afinal, em São Luís, que tem uma das escolas mais antigas do Brasil - A Turma da Mangueira foi fundada em 1928 - temos sim tradição de samba no gogó e de samba no pé. Embora o segmento carnavalesco não receba o reconhecimento merecido e, muito menos o incentivo financeiro  necessário é perceptível que cada vez mais algumas escolas estão tentando de organizar.

Reunião de fundação da Seccional Maranhão da APASB

A Seccional Maranhão fora fundada sob as bênçãos da chuva de meio-dia do dia 18 de dezembro de 2021, em uma reunião na Praça dos Poetas no centro de São Luís. Estiveram presentes: Dhu Costa (Fundador), Milton Cunha (carnavalesco e comentarista de Desfiles de carnaval da Rede Globo), Enoque Silva (Destaque Grande Rio e escolhido Embaixador da seccional), Rivanio Santos (conselheiro da Seccional). Estiveram presentes também as Coordenadoras de Alas Thatylla Belfort (Mangueira e Marambaia), Talyene Melonio (Favela do Samba), Brenda Costa (Favela do Samba). Estiveram ainda as passistas Lígia Sá Neves da Costa (Mangueira), Alícia Keys - Favela do Samba/ Império Serrano (menor), Letícia Kele Ribeiro Pires (mãe da menor Alícia) e o Passistas Nadilson Torres (Mangueira / Marambaia). As Rainhas Rayna Madeira (Império Serrano slz) e Millena Mendonça (Favela do Samba é Conselheira) também participaram do momento histórico.

Dentre as diversas pautas foram debatidas, das quais se destacam: Fortalecimento da autoestima das pessoas pretas; Editais de Cultura e as reivindicações para reconhecimento através do acesso à editais com verbas direcionadas a cultura; Tipos de Editais: Pessoa Física, MEI e Pessoa Jurídica (CNPJ); Necessidade de criação de MEI para entrar nos editais de cultura; O Fortalecimento da classe através da associação de Passistas; Importância do associativismo negro no Brasil (exemplo: escolas de samba e associação de passistas); Ensino arte educação da história afro; Passistas tem fala e lugar de fala; Importância da mulher no Mercado Negro; União entre profissionais Passistas, inclusive do Maranhão; A sexualidade do passista homem no Samba  e o cuidado com o machismo e descriminação; Os gêneros no samba nos séculos passados (masculino e feminino); Atualização dos gêneros no samba 3° Milênio (masculino, feminino e os vários outros) e Fortalecimento do Festival Passistas SLZ realizado há 2 anos.

Participantes da reunião de fundação da APASB MARANHÃO 


Ficou nítida a empolgação dos participantes com o momento, mas, principalmente com as possibilidades futuras de conquistas que possam lhes trazer mais respeito, valorização, reconhecimento, incentivo e futuro profissional. Com a Criação da Seccional Maranhão da ABASP o primeiro passo é dado para realização de sonhos de uma categoria tantas vezes desacreditada e discriminada, mas com veias fortes onde circulam sangue de resistência. Viva o samba!  Viva o associativismo! Viva a união dos eus  nas buscas e conquistas  em prol do coletivo.
Axé!




segunda-feira, 15 de novembro de 2021

O DEBOCHE NEGACIONISTA


Por Rivanio Almeida Santos.



Vi esta imagem sendo postada por vários conhecidos meus no facebook. Como sou ligado a cultura, turismo e ao carnaval venho com toda licença e respeito aí amigo quero dizer que desconcordo com a proposta do card postado.

 O carnaval vai além da Folia a que todos querem taxar como o resumo de tudo. A atividade carnavalesca vai muito além isso. Temos muitas pessoas que tem nesse período um meio de seu sustento e de sua família. Além dos cantores têm os trabalhos formais gerados, com contratação de músicos, iluminadores, escultores, pintores, marceneiro, eletricista, produtores, montadores, malharias, empresas gráficas, seguranças, por exemplo. Além disso, tem uma cadeia ainda maior de empresas (hotéis, restaurantes, farmácias, lanchonetes, bares) e trabalhos informais q se beneficiam com o período como vendedores de água, cerveja, refrigerante, churrasquinho, caçadores de reciclados... e muito mais. 

Depois nos eventos de carnaval apontado na imagem como fundamento para essa campanha sem nexo, é preciso lembrar que no ápice da pandemia, quando tinhamos a necessidade de ficar em não se casa, não tinha vacina ainda e a doença desconhecida avançava. É absolutamente incomparável e injusto comparar com hoje que temos mais da metade da população vacinada, as mortes caindo e os novos casos diminuindo. Tudo isso apesar da campanha contra de muitos. Aliás, essa imagem tem bem o perfil e a cara dos que foram contra o isolamento social e a vacina.

Há no carnaval uma grande cadeia produtiva que ainda assim ficaram todos esse período todo arcando as consequências e sem trabalho. Quando TODOS param essa galera já estava parada, exceto os casos de serviços essenciais. Contudo, muitos setores já voltaram há muito tempo. Agora que as atividades voltadas ao turismo, lazer e geração de renda através do entretenimento estão voltando alguém começa essa campanha irônica, debochada, usando a memória das vítimas do negacionismo e da irresponsabilidade pública brasileira. Uma piada totalmente vil e sem graça. Uma desgraçada total.

domingo, 14 de novembro de 2021

GRATIDÃO E ADEUS AO FALAFINA


Por Rivanio Almeida Santos 

 Também no domingo pela manhã eu pequeno acordava cedo, chamado pelo pai para ir à chácara pegar leite enquanto ele ia ao mercado comprar carne e a mãe passava o café e preparava os acompanhamentos do café da manhã e já iniciar os preparativos do almoço. Ao sair pela porta do terraço já via, ouvia e cumprimentava Seu Santinho, Seu Antônio Carpinteiro (o Caripina) conversando enquanto Seu Sebastião Falafina, em pé na calçada com as barras das calças dobradas até o joelho, escovava os dentes com um copo de alumínio com água nas mãos. Findado a higiene bucal se acocarava e ficavam por ali comentando os noticiários da TV da noite anterior e puxando brincadeira com quem passava pela rua.



Foi a voz fina e estridente, que rendeu ao Seu Sebastião apelido de Falafina, era marcante, inconfundível e rendiam as melhores gargalhadas que pude ouvir a vida toda. A mesma gargalhada que soltou quando foi lá em casa pedir o "picinez" do meu pai e eu sem perguntar o que era peguei a navalha de por Gillette de raspar barba. Quando percebeu gargalhou da minha ingenuidade e explicou do que se tratava. O picinez, na verdade  pincenê, nada mais é que o nome antigo dado aos óculos. Essa história pra mim é inesquecível.

Seu Sebastião sempre foi nosso vizinho, dos mais chegados. Um dos melhores amigos do meu pai, da minha família. Aliás, um dos melhores amigos de toda aquela gente. Apesar de dono um dos gênios mais fortes que já conheci, era uma pessoa de coração gigante. São muitas histórias que poderia mencionar que estão ligadas a minha memória afetiva. É impossível falar de minha infância sem mencionar o Falafina ou alguém da família Guimarães.

Renderia alguns capítulos a sua participação na Construção do Colégio Santa Teresa quando, salvo melhor memória, ele era o Presidente da Associação de Moradores. Ele sempre foi presente nas causas e na vida pública e política da comunidade.




Eu poderia escrever sobre o fato de sua casa ficar o dia inteiro aberta, tanto as portas da frente quando dos fundos. Um sinal da paz que era nossa Santa Teresa do Paruá e da confiança que ele tinha na gente daquele lugar. Aliás, sua casa mereceria um filme de suspense, pois eu morria de medo de passar a noite na calçada. Lá fora local do velório de seu filho, alem de alguns parentes ou amigos. Situações que viraram folclore entre as crianças da rua.

Poderia falar do homem que tinha, apesar do  estudo não muito aprofundado, perfil de gestor e espírito de liderança. Criava gado, quando era possível vendeu madeira - recordo dos troncos gigantes de árvores que nós brincávamos correndo sobre, ali do lado de casa -, vendeu estacas, acredito que negociou ouro pois alguns dos seus filhos trabalharam em garimpo (mas não tenho certeza) e foi dono de usina. Fora justamente nesse prédio da usina que foi instalado o primeiro hospital de Santa Teresa, o Hospital Cristo Rei (do Dr. Humberto. Marido da Dra. Olívia).

Era muito bom quando seus netos - Hildegardia, Erick e Édipo - que hoje moram em São Luís, mas dantes residiam em Taguatinga, cidade satélite Brasília, iam passar férias. Éramos como primos, vivíamos uns na casa dos outros brincando de tudo que era possível.

Recordo de um de seus aniversários - não sei de 50 ou 60 anos - deixou a cidade empolvorosa com o churrasco feito, para o qual vieram seus parentes que moram longe. Foi a primeira vez que vi um evento gravado em fita de vídeo, em que pude ver as pessoas ali de perto na TV. E foi pela telinha que vi a festa... eu era pequeno e meus pais não permitiram minha ida. Contudo, a atmosfera era festiva e já me deixava feliz.

Lembro bem que mandou matar um barrão que criava e Dona Raimunda, que trabalhou na sua casa por anos, fritou o toucinho transformando em torresmo. Eu na gula adolescente fazia um cone de papel de embrulho e ia encher de torresmo nas bacias que ficaram sobre a mesa da sala de jantar da casa.

Seu Bartião era pai do Claudionor (Boiô), da Ana Joaquina, Elza, Cláudio, Guimarães e do Claudimar e mais tarde da Lorrane, do seu casamento com a sua querida companheira Rosa. Sempre os melhores amigos das pessoas lá de casa. Pessoas que temos todo carinho, consideração e respeito. Recordo de que era um pai carinhoso com as meninas, com os rapazes um carinho mais contido, mas loucos por todos. Contudo, com os netos era sem barreiras. Um amor sem medidas. Era apaixonado pelas crianças.

Seu espírito público o levou a ser o segundo prefeito de Santa Teresa do Paruá, quando emancipada e recebeu a alcunha de Presidente Médici. Ele que já era parte da história oral da cidade, entrou pra história oficial.

As duas últimas vezes que o encontrei (aniversário de 60 anos de seu genro Nonato e quando veio fazer uma cirurgia) em São Luís, ela já bem idoso. Foram reencontros que me emocionaram. Foram como se eu estivesse reencontrando um pouco meu pai.

Quando meu faleceu ele foi um dos que mais sentiram.  Recordo da tristeza que ele e os demais amigos ficaram quando Juruca foi para o andar de cima... eles eram confidentes, conselheiros, ombro amigo, irmãos.

Hoje, 14 de novembro de 2021, aqui em São Luís o dia amanheceu nublado, ventinho frio, tristonho e mais silencioso que o normal para um domingo. Abri o celular e me deparei com uma nota de pesar anunciando o falecimento de Sebastião Guimarães Filho, o nosso querido Sebastião Falafina.  O sentimento é que mais um pouco do meu pai que se encontrava por aqui se foi.

Queria aqui registrar esses momentos vividos. Queria registrar o tamanho da importância desse ser humano na formação da nossa população em agentes um pouco mais políticos. E jamais poderia deixar de falar da sua presença nas memórias afetivas mais fortes e carinhosas da minha vida e da minha família.

Nossos sentimentos a todos da Família Guimarães, a família formada por todos seus amigos que conquistou.

Cala-se a fala fina, perde-se o Falafina, mas ficamos uma robusta memória da história de um homem que fez história.

Missão cumprida, hora de se retirar e descansar. Fica nossa gratidão.


domingo, 24 de outubro de 2021

SAMBA E CHORO GÊNEROS DEMOCRÁTICOS

 Estou em casa nesse momento vendo Enoque bordar sua fantasia para o Carnaval 2022 - para quem não sabe ele é Destaque da Grande Rio no Rio de Janeiro-. Meu corpo está exausto de tanto trabalho da semana. Mas, completamente agradecido a Deus por isso. Eu estava com saudade desse movimento. Coração feliz pelo fato de em 2 anos essa ser uma semana quase normal, como antes. Teve viagem a trabalho pela Vivo com eventos e prospecção de parceiros. E teve RicoChoro ComVida na área aberta do Museu Histórico e Artístico do Maranhão.


Público do Sarau RicoChoro ComVida no Museu Histórico e Artístico do Maranhão 


A noite de ontem foi mágica, chorinho, sambinha, poesias, pessoas queridas circulando, sorrindo com os olhos pra causa das máscaras. Foi um encontro maravilhoso de pessoas que gostam de boa música, todos apaixonados pelo samba e pelo chorinho. Baixos, altos, magros, gordos, pretos, amarelo, brancos, rosados, cabelos crespos, cabelos lisos, doutores, estudantes, pessoas de baixa escolaridade, gente rica, gente pobre, moradores da Península, moradores da área Itaqui Bacanga... enfim, todos curtindo a noite, a música, os encontros e as conversas com os olhos brilhando.

Como o chorinho e o samba são democrático e acolhedores, né? Isso é fabuloso. Durante o eventos de ontem eu tava refletindo sobre isso e hoje, domingo, 24 de outubro de 2021, vendo meu companheiro Enoque, bordando peças que vão compor sua fantasia de destaque principal de uma alegoria da Grande Rio, lá no Rio de Janeiro, me dar um orgulho enorme perceber isso esse espaço, pois não é um planejamento arquitetônico. Isso é! Só é! E só é  porque as partes têm sentimentos genuidos de respeito e reciprocidade. O samba, em especial de enredos, homenageam cantores como Zezé de Camargo, Chico Buarque, Elza Soares, Elis Regina, Roberto Carlos, Tom João,  Maria Bethânia, Ivete Sangalo, além de outros grandes brasileiros como Apresentador Silvio Santos, o jogador Pelé, o jornalista Assis Chateaubriand e Maestro João Carlos Diniz por exemplo. No mundo do samba é assim é amor em cima de alegria, é acolhimento em cima de hospitalidade. A própria história do samba e das Escolas de Samba mostram isso e como é lindo de ver.

O chorinho, que oficialmente é tido como carioca, sabe-se que no mesmo período do seu surgimento diversas outras cidades cidades país, inclusive aqui no meu Maranhão, tocavam músicas do gênero com características próprias. Hoje é um dos principais generos musicais brasileiros, junto do samba. Aliás, o próprio samba surgiu dos batuques vindo da África e incorporou outros elementos no Rio de Janeiro com influência também de pretos idos da Bahia.

Com o passar dos anos temos esses gêneros crescendo, evoluindo, surgem as escolas de samba e tal. Contudo, nunca, jamais perdeu sua característica de agregar e acolher quem mostra por ele afeto, confiança, verdade e reciprocidade. Querem exemplos? Seguem uns bem próximos a mim.

Ricarte Almeida Santos


O choro, talvez o mais desconfiado dos gêneros, talvez por duas músicas na maioria das vezes falar de amores, desilusões amorosas, dores de amor, eles vão acolhendo com o pé atrás, até caírem de amores. Meu irmão Ricarte, que apesar de não tocar nenhum instrumento musical e nem cantar, é dos maiores incentivadores do gênero no país. Apresenta o programa Chorinhos & Chorões há aproximadamente 30 anos e criou vários projetos para apresentações do gênero ao longo dos anos, como o de ontem à noite. Os grandes Chorões locais e nacionais dão o valor e a importância que o trabalho de Ricarte merece por tudo que têm feito até aqui, pois é inegável sua significativa contribuição para o crescimento do Chorinho em solos maranhenses. E ontem, além de encontro de  gerações havia no espaço pequenos empreendedores como forma de ajudar-lhes  em oportunidades de negócios.


Biné Gomes, eu e Enoque Silva com Joãosinho Trinta 

Do samba, que é mais festivo e mais  esfuziante tenho mais exemplos. Estes ligados às escolas de samba. Primeiro falo de João Trinta, de quem fui colaborador compondo sua última equipe de trabalho. Ele era maranhense e, ainda jovem, foi ao Rio de Janeiro realizar o sonho de ser bailarino.  Acabou carnavalesco da Acadêmicos do Salgueiro, Beija-flor, Vila Isabel e Grande Rio. Revolucionou o fazer escola de samba e é considerado o Gênio do Carnaval Brasileiro, pois seus feitos inspiram agremiações por todo país. Joãosinho representou o Brasil, através do carnaval, pelo mundo todo. Foram festas para sheiks, reis e príncipes.  Foi reverenciado por quase todos os brasileiros, a começar pelas agremiações por onde passou.

Enoque Silva em desfile da Grande Rio, 2021.

Outro exemplo é de dentro de casa e tem toda minha admiração. Enoque, meu companheiro de vida é um artista visual e carnavalesco maranhense de características físicas indígenas, morador de São Luís, e que tem 42 anos de trabalhos ligados ao carnaval dos quais há 25 compõe o quadro fixo de Destaques de Luxo da Acadêmicos do Grande Rio, que o acolhe com todo respeito. Isso dado seu investimento Artístico, logístico, sua entrega dedicada e caprichada à cada desfile.

Eu, Milton Cunha e Enoque Silva na Cidade do Samba.

Posso citar ainda o meu amigo, irmão de alma, um querido por quem tenho muito respeito e admiração por sua história e por tudo que me ensina e inspira. Milton é um homem branco, olhos verdes, paraense, nasceu em Soure (Ilha do Marajó) e foi criado em Belém. Foi para o Rio de Janeiro em busca de alçar grande voos. Seus caminhos o levaram a se tornar carnavalesco da Beija-flor, União da Ilha, Leandro, Unidos da Tijuca, São Clemente, Porto da Pedra, Viradouro e Cubango. Sua dedicação pelo trabalho, seu comprometimento e respeito por todas as escolas lhe renderam prestígio. Tornou-se o principal comentarista de carnaval da transmissão da Globo. Ele usa sua voz para dar visibilidade aos que fazem a escola que não são vistos no dia a dia. Ele usa sua voz e sua imagem para dentre tantos assuntos para fortalecer não somente os movimentos escola de samba, mas, o cenário cultural brasileiro como um todo. Ele é das artes como um todo.

Apesar das competições que na Marquês de Sapucaí são levadas muito a sério. Vejo que há, acima de tudo isso, um respeito a quem tem amor ao universo escola de samba. Isso já é o suficiente para ter o respeito de todos. Entretanto, quando a percepção é sobre uma Escola em específico o retorno pode ser ainda mais carregado de acolhimento, consideração e reciprocidade daquela escola. São muitos os exemplos de Intérpretes (antigos puxadores de samba - perdão pelo uso do termo Seu Jamelão), Passistas, Mestres-Sala, Portas-Bandeira, Diretores de Harmonia,  Mestre de Baterias que já transitaram entre várias Escolas e receberam acolhimento e reconhecimento.


Quitéria Chagas 

Nessa perspectiva posso citar Quitéria Chagas que tem uma história linda com o samba. Nasceu na Tijuca, mas sua história a levou ao Império Serrano, ao Cordão do Bola Preta, à Vila Isabel. Retornou à comunidade do morro da Serrinha. De passista foi Rainha da Bateria. Sua ligação, sua dedicação, sua atenção e seu amor ao samba e à própria Império a renderam o título de Eterna Rainha da Escola. Título dado pela após anunciar sua aposentadoria do cargo de Rainha da Bateria. A mulher foi adotada pela escola e pela comunidade a ponto de receber essa homenagem pela qual talvez nunca esperasse. Hoje é inspiração para meninas e mulheres na valorização da sua cultura e de sua gente quer seja nos desfiles ou em suas redes sociais - ela é um rainha bem descolada como uma boa influencer.

O samba, as escolas de samba, o Chorinho... esse universo é muito acolhedor, apesar de sempre terem sido diminuindo, anulados ou embranquecido por quem tinha a função de escrever, documentar a história nacional. Não ha muito tempo esse universo passou a ser objeto de estudo. Com o chorinho e o samba foi assim, mas nunca deixou de ser um ambiente democrático, hospitaleiro, acolhedor e, acima de tudo, feliz. Ontem o retorno do sarau  RicoChoro ComVida foi tão lindo, tão festivo que me deixou reflexivo, me fez lembrar tantas coisas boas que o samba e o chorinho tem me proporcionado, em especial os amigos como os que encontrei ontem e os que citei acima. E isso me fez feliz pra caramba. Que venham o próximo!

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

ANIVERSÁRIO DO PAPAI!

 



Não posso deixar de postar sobre o aniversário do meu pai, pois, muito antes de eu me preparar para comemorar o aniversário da minha querida São Luís, era para comemorar o seu aniversário que eu me preparava todo mês se setembro.

 Enquanto morei com esse "véi" do sorriso lindo, da gargalhada fácil eu começava o dia pondo o LP do Palhaço Carequinha e ele adorova. Ele tinha um humor diferenciado para hoje. Porém, tinha a solidariedade a flor da pele, do coração gigante e absolutamente da paz. 

 Quando da sua passagem ele era evangélico, mas, não o foi na maior parte de sua vida, e foi quando me ensinou o que era genuíno seu, o respeitar e o acolhimento a todos sem distinção. 

A minha relação em vida com o pai chegou a fazer bodas de Prata... foi pouco!!! Sinto que tínhamos muito a viver e aprender um com outro. Todas as vezes que nos falávamos dizíamos "te amo" um ao outro... foi muuuito pouco!!! Pois, tenho somente 42 anos e muita vontade e razão de dizer muitas vezes "Eu te amo, pops!". 

 Pai, obrigado pela mão abençoada que me livra de muitos finos nas ruas dessa vida louca. Te sinto no coração. Quanta saudade tenho de sentir ao seu abraço, cheio e voz. Tenho muuuita saudade de jantar pela segunda vez com o que o senhor deixa pra nas travessas, embora agora eu só faria companhia (não estragaria minha bariátrica, por nada... rsrsrs). Já o doce...rs Sinto saudade sem medidas quando vejo um por do sol na estrada e não vejo sua sombra vindo na sua "monark barra circula" apertando a campainha. E qdo ouço Gonzaga? 

 Mas, ó... apesar Neném do pai aqui sentir muita saudade, de chorar... vamos combinar algo... Não estou com pressa de fazer a passagem ainda, não. Tá? Então, aproveite que o senhor já deve ser amigo de gatos e cachorros aí em cima e Cuide para que nosso encontro demore mais, né? Rsrsrs

A vida aqui tá difícil, mas, sabe como é... a gente vai se virando e é apegado nessa vida, né mesmo? O senhor me entende. Só peça para manerarem a mão um pouco, que o parafuso tá apertado demais. A galera aqui embaixo precisa de um alívio. Entendido?

 Fica Combinado. Te amo! Parabéns!