terça-feira, 26 de abril de 2022

GRANDE RIO, CAMPEÃ!

FAAAALA, MAJETÉ!!! 

No sábado passado, dia 23 de abril, após o adiamento do carnaval da data oficial por conta da pandemia do Covid-19, desfilei pelo Grêmio Recreativo Escola de Samba Grande Rio, que levou à Marquês de Sapucaí um tema que foi uma aula sobre como combater a intolerância religiosa. "Fala, Majeté! Sete Chaves De Exu" foi desenvolvido - brilhantemente pelos carnavalescos, e pessoas queridas, Gabriel Haddad e Leonardo Bora - para desmistificar a imagem do orixá homenageado, que segundo os seguidores das religiões de matrizes africanas, sempre foi pintado como do mal, uma injustiça por conta do preconceito religioso.
Hoje é terça-feira, dia 27 de abril, acaba de sair a apuração dos votos e a Grande Rio pela primeira vez foi campeã do Grupo Especial Carnaval Carioca, o principal campeonato carnavalesco do país. E, na semana que a tradicional Casa Fanti Ashanti, um Terreiro maranhense de Candomblé e Tambor de Mina foi vítima ação intolerante e preconceituosa soa como uma resposta do universo!!! Mas,  deixamos isso de lado.
Quero falar dessa vitória da Grande Rio, que é muito, muito merecida. Ser campeã do carnaval carioca no retorno após a pior fase da pandemia que enfrentamos é um marco. É histórico. Mas, a maior vitória da minha  agremiação de coração nem foi propriamente esse troféu. Ele é só a coroação de vitória muito maior, que foi uma mudança na postura e na forma de executat e por a escola na avenida, com objetivo, foco e humildade. Eu explico: Há muito anos a Grande vem beliscando o campeonato. Já fora vice-campeã várias vezes e sempre os mesmos comentários: "A Grande Rio perdeu para si mesmo". E era mesmo!!! Chegávamos já na concentração com o nariz em pé, uma vaidade boba, uma certa prepotência desnecessária. Era uma ruma de diretores de carros que não ajudavam tanto quanto deveriam. Nós da Grande Rio - sim eu me incluo, pois eu estou na escola a 24 anos - estávamos sempre querendo aparecer como da "Graaaande Rio", mas era como se cada um tivesse a sua própria Agremiação. Tínhamos uma imaturidade visível e que não são sabíamos como administrar.
Esse ano, 2022 (pra ficar mais evidente) o sentimento foi outro. Enoque e eu somos da escola e moramos em São Luís e já há quase 1/4 de séculos viemos para o Rio desfilar na escola. E, como ia dizendo, esse ano foi perceptível a mudança de postura de TODOS!!!! Nossa primeira ida ao Barracão, conversar com o querido Danyllo Gayer, Presidente dos Destaques da escola, foi na quarta-feira antes do desfiles e tudo calmo, pronto, tranquilo!!! Aguardando apenas ajustes de concentração. E na concentração, à noite, todos cordiais, simpáticos, gentis, prontos a colaborar com todos. Nosso nariz estava na altura da humildade, da confiança de está preparado e da consciência de que carnaval se faz na Avenida e que nos olhos dos jurados tem mistérios que ninguém advinha. E foi tudo lindo!!!  O desfile foi perfeeeito!!! O melhor desfile dos 28 anos de Enoque no Rio e, obviamente, dos meus 24 carnavais carioca. Pela primeira vez saímos da Sapucaí confiantes, pois todos fizeram a sua parte!! Acho que o público percebeu e ainda na Avenida gritou "É CAMPEÃ!". Deu certo!!! A GRANDE RIO É CAMPEÃ DO CARNAVAL CARIOCA 2022! E essa é uma vitória de todos!!! Um entrega de cada um.
Uma mudança, fruto de uma trabalho bem feito e de um amadurecimento de todos e de cada um. Talvez resultado de autoanálises e autocríticas. Talvez as perdas de tantas pessoas queridas e componentes importantes da escola pra covid-19 tenha mexido na gente. Contudo, não dava para desmistificar uma imagem deturpada agindo de forma equivicada. De certo uma Grande força de vontade de mudar e agir. A Grande Rio cresceu. AMADURECEU! Esse amadurecimento da Grande  Rio foi fundamental para essa vitória!!! Quem planta o bem, colhe o bem! 

PARABÉNS, GRANDE RIO!!!! 
NÓS CONSEGUIMOS!!! 

 Se é Laroiê que se diz... LAROIÊ!

3 comentários:

Anônimo disse...

Que texto ótimo, de uma reflexão muito madura de autoconhecimento, e que faz da maturidade individual, um comparativo com o coletivo!
Muito massa
Parabéns pelo título e pela reflexão!

Anônimo disse...

Sim, concordo com essa reflexão!
Estava tudo na íntegra! Uma beleza
do começo ao fim! Tão verdadeiro, na harmonia, na letra do samba, na alegoria!
Que explosão de alegria.
Assistir duas vezes.

Anônimo disse...

Parabéns pelo texto e pelo comportamento da Grannnnnnde Rio, que deve ser o agir de todxs nós. Humildade minha gente!
O Covid19 foi mal e bem e um dos ensinamentos foi esse, somos todxs iguais