sexta-feira, 7 de abril de 2023

MÃO DE PRETA E SEUS SABORES

 


Quando se diz que o Maranhão é rico culturalmente refere-se obviamente a toda a forma de expressão que nossa gente construiu através da história e da mistura vinda dos colonizadores europeus, dos povos originários indígenas e dos pretos africanos escravizados. Resultando o que hoje expressa através de celebrações ou rituais e festas.  E dentro desse movimento estão incluídos os principais elementos que são importantes a estas expressões de felicidade e de fé tais como dança, música e a gastronomia.

Sendo assim, ao se falar das riquezas culturais maranhenses é mais que obrigatório falar-se também de sua gastronomia cada vez mais vasta em influências nacionais e internacionais. Mas, que nunca esquece ou deixa de lado os sabores de seus comeres e beberes regionais oriundos especialmente das influências indígenas e africanas. Fortemente baseadas em frutos do mar, nossa cozinha é consumida em datas especiais como agora na Páscoa, no festejos juninos, em qualquer outra festa religiosa ou comemoração familiar.

Há alguns meses inaugurou no bairro da Jordoa, na região do João Paulo em São Luís um minishopping encantador. Trata-se do Food Park São Luís, que surgiu trazendo algo que faziam muita falta para nós moradores do bairro, um bom local onde pudesse ter uma certa variedade gastronômica e sentimento de segurança. A vila tem uma pegada bem interessante pois junta no seu complexo sorveterias, pizzarias, bares, docerias, parquinho infantil e restaurante. Oferecendo ainda qualidade e praticidade.

            Quem já teve oportunidade de provar os serviços de algum dos vários empreendimentos instalado no empreendimento, sabe a que me refiro. Lá um dos meus prediletos sempre foi o Mão de Preta Studio Gastronômico, do nosso querido amigo Itamilson Lima, que além da amizade que temos prima pela qualidade em tudo que faz. O que antes um espaço pequeno para o tamanho da qualidade e do sabor da comida oferecida, mas que atendia com bastante dignidade quem não se importava em degustar sentado nas mesas dos espaços comuns da vila. Passou por um processo de mudança e agora reinaugurou em formato bistrô, mais amplo, com ambientes aberto e climatizado proporcionando aos seus clientes mais conforto, comodidade, privacidade e zelando, como sempre, pela excelência.

Com empresário e Itamilson Lima e o turismólogo e artista visual  Enoque Silva

            O ambiente é novo, lindo, moderno e muito acolhedor, mas a atração é mesmo o cardápio, pois além de ter bebidas que todos gostam e petiscos deliciosos, os pratos principais levam nomes de mulheres pretas importantes à nossa história buscando valorizar e enaltecer nossa ancestralidade africana através da culinária regional, que, como já disse, é um dos pontos mais fortes do nosso Estado – eita que me encho de orgulho em falar isso -. Tereza de Benguela, Catarina Mina, Dandara, Maria Firmina dos Reis e Nan Agotimê são homenageadas em pratos que levam carne de sol, camarão fresco, camarão seco, carne e patinha de caranguejo, banana frita, vatapá, queijo e muito mais ingredientes de nossa cozinha servidos em apresentação impecável.

Uma das Delícias do Mão de Preta

            E como se não bastasse fazer nossas noites ainda mais deliciosas a partir de agora também funciona para almoço, atendendo mais uma demanda da região, e para quem procura um espaço para fazer alguma comemoração faz pacotes para grupos a partir de 10 pessoas.

            É bom saber e ver que ainda existem pessoas que veem em nossa cultura oportunidades de investir recursos e competências na criação de um negócio local que gere um movimento importante capaz de alavancar um negócio, proporcionar mudança na vida de pessoas através da geração de empregos sem reinventar ou descaracterizar nossa ancestralidade. Mantendo nossos sabores sempre gostosos pelos sabores das combinações gustativas e pelo gosto da história de mulheres incríveis.

           

 

Nenhum comentário: