domingo, 29 de agosto de 2021

REGINALDO PEREIRA: UM BOM FRUTO DA FLORESTA E DO BOM JARDIM


Por Rivanio Almeida Santos 

 


           Artista plástico Reginaldo Pereira 

Sempre tive uma ligação forte com meus primos, em especial os do lado materno. Contudo, sempre tem alguém da família que não conhecemos. Há alguns meses nosso grupo de WhatsApp da família materna - Albuquerque Almeida - tem aumentado juntando nossos entes maravilhosos do Brasil todo. Através do meu Tio Avô Custódio, uma pessoa incrível, conheci vários parentes e soube de um primo de minha mãe (filho da sua tia Zeu, irmã do seu pai Manoca) que mora em Minas Gerais que seria Artista Plástico. Como sou ligado às artes fiquei curioso. 


Em pesquisa de redes sociais localizei REGINALDO PEREIRA e, lógico, houve uma aproximação, mesmo que Virtual, com o restante da família pelo "zap". Com o passar dos dias e das conversas fui conhecendo, além que um primo de segundo grau, um grande artista plástico e, mais que isso, um ser humano dono de um coração bom, além do normal. Quem estiver lendo esse texto e gostar de arte, de quem a produz arte, de trabalho social ou pelo menos de boa história, siga o fluxo e continue a leitura.

Reginaldo nasceu no Maranhão, mais precisamente na cidade Bom Jardim, àsmargens da BR-316. Enquanto morou por ali viveu o seu mundo pé no chão, literalmente, comotoda criança. Brincando descalço, correndo entre árvores, olhando macacos, papagaios, araras, tucanos, nadando no Rio Pindaré e seus afluentes... Regis era um pequeno garoto criando também na floresta, na região de reserva indígena do alto turi. Na adolescência, final dos anos 80, foi morar em Imperatriz, no sul do Estado, para ser desenhista e pintor de telas por estímulo de uma grande amiga. Aprimorou assim a sua técnica. Em 1997 foi morar em Minas Gerais a convite da decorada Maria Alice Derenusson. Ministrou aulas na escola de Maria Alice e, pouco tempo depois, abriu um espaço na Associação Uberabense de Artesões e Artistas, na cidade Uberaba, onde realiza pesquisas, faz seus estudos e ensina pintura a óleo sobre tela.

 O artista executando uma obra.

Obra de Reginaldo em decoração de apartamento.

Suas obras têm grande procura de arquitetos do país todo e normalmente são grandes telas ou painéis feitos por encomenda para residências de alto padrão. Inclusive, dias desses reconheci, através de uma postagem no Instagram,  um de seus trabalhos no apartamento de um casal de empresários aqui de São Luís.

Um artista reconhecido, inclusive fora do país, com trabalhos expostos na Europa, busca em seus trabalhos retratar a natureza através da fauna e flora da infância do pequeno Regis. A floresta Pré-Amazônica onde cresceu é o tema principal de suas telas. Grandes árvores, bananeiras, bromélias, rios, riachos, macacos, tucanos, papagaios, araras vermelhas, araras azuis, onças e, como não poderia deixar de ser, os índigenas da região. É maravilhoso ver que mesmo morando há bastante tempo fora do Maranhão, e mais ainda de Bom Jardim, a sua essência está ali, naquele pedaço de chão lindo que era cheio de muito verde, onde infelizmente volta e meia os povos originários, nossos indígenas, têm que se manifestar para terem seus direitos sejam respeitados e garantidos.

Apesar de eu ter descrevido lá em cima a parte lúdica de sua infância, ela não fora em nada fácil. Aliás, que facilidade tem a vida de crianças pobres nesse Brasil? Lembro que o  Maranhão sempre esteve figurando como um protagonista entre as UFs mais pobres do país.



Crianças associadas à Biblioteca Reginaldo Pereira nas oficinas oferecidas.

Em atitude generosa de retribuição a tudo que o destino, seus esforços, as bênçãos, as oportunidades, a sorte e, em especial, seu suor lhe deram, mesmo à distância, desenvolve um projeto lindo voltado às crianças da cidade onde nasceu. Em Bom Jardim instalou a Biblioteca Reginaldo Pereira, que está de portas abertas às crianças da região. Lá o atendimento vai  além do empréstimo de livros para pesquisas ou leituras. A biblioteca realiza concursos de recitação de poesia -  com premiação como incentivo extra de participação - , oficina de pinturas, plantação de semente de árvores e aulas de iniciação musical em flauta doce, violão e violino. 

Acadêmico da Academia de Letras do Brasil, ALB - Seccional Uberaba - o artista recebeu o título honorífico de Dr. Honoris Causa em Artes Plásticas pela Federação Brasileira dos Acadêmicos das ciências, Letras e Artes, FEBACLA - RJ. Além deste título Reginaldo Pereira recebeu ainda a Comenda Maria Quitéria - Heroína da Patrícia e a Moção Honra ao mérito e prêmio da Academia Alternativa de Artes da Albânia em parceria com a Academia de Letras do Brasil (ALB) Seccional Uberaba, que homenageou brasileiros que contribuíram no ano de 2019 para o desenvolvimento das Ciências, Letras e Artes no Brasil e no mundo.

Cerimônia em que recebeu  títukos entre eles 

a Comenda Maria.


Quem acompanha ou tem oportunidade de conhecer um pouco sua história se encanta em ver seu trabalho e todo o reconhecimento que tem tido até aqui. Afinal, além de ter um trabalho de qualidade, prima por mostrar um tema que cada vez mais merece de cuidado e atenção - basta dar um Google sobre o aumento das queimadas no Brasil -. Talvez seja ousadia minha, mesmo assim insisto em dizer que o seu trabalho é ativista na defesa do meio ambiente através da sutileza, beleza e nobreza da natureza amazônica. Dá gosto de ver sua obra, dá gosto ver a sua satisfação por cada conquista profissional, mas, principalmente por conseguir realizar seu trabalho social através da sua biblioteca e dos anjos que compõem sua equipe à frente das atividades da Biblioteca. Sua vibração a cada ação realizada às suas crianças é contagiante. Dá orgulho de ver que no mundo ainda tem gente de bom coração e que um deles é do Maranhão e que temos algo em comum.

Reginaldo Pereira é maranhense, artista plástico, ativista ambiental, ativista social e tá fazendo uma revolução junto às crianças de Bom Jardim. Tenho certeza certeza esta revolução vai reverberar lá, no Brasil e no mundo de alguma forma. Regis é uma inspiração.



7 comentários:

Unknown disse...

Boa tarde, uma ótima leitura, Rivas. Só a ideia da Biblioteca já o torna especial, pois a leitura nos leva aos melhores caminhos, o do saber.

Unknown disse...

Parabens meu amigo pelo o seu trabalho ficou maravilhoso o que vc plantou vc ta colhendo agora com seu lindo trabalho porquer sua infancia foi muito. Dificil mais com sua garra e forca de vontade conseguiu🙌🙌Toizinho deseja tudo de bom na sua vida jesus cristo te abencoe porque vc ja nasceu uma estrela solitaria jesus cristo te iluminou desde quando vc nasceu e continua brilhando com seu gesto lindo e maravilhoso termina com grande alegria um abraco do seu grande amigo toizinho e sua esposa Gorete e Saulo🙌🙌

Unknown disse...

Boa tarde! Reginaldo Pereira (Regis)é merecedor de todas as condecoracoes pelas as belas artes.suas telas nos transportam para dentro das histórias que cada uma delas retratam.louvável seu empenho e esforços nos projetos voltados para as artes e leitura desenvolvidos na Biblioteca Reginaldo Pereira.Filho de nossa terra e um bom filho a casa torna e ele retornou carregado de conhecimento e uma vontade enorme de semear as sementes do saber e da arte para as crianças de sua terra.Parabéns Regis.Toda trajetória de vida é carregada de muitos desafios e combates são eles que nos impulsionam ou para a ascensão ou para o declínio e você escolheu o melhor caminho.Parabéns! Mirian Araujo.

Unknown disse...

Olá Reginaldo! Desde que eu fui apresentada a você, após algumas trocas de prosas, virei sua fã. Mais ainda depois que me falou sobre seu projeto em Bom Jardim/Maranhão. Temos nossos amigos incomuns e quero poder estar lhe prestigiando sempre Suas atitudes com essas crianças e com as famílias das mesmas são de imensa valia. Gratidão por vc existir na vida delas.
Um grande abraço.

Unknown disse...

Maravilhoso todas essas ações, doações, atitudes do amigo Reginaldo, está de parabéns o mundo precisa de mais pessoas assim que o papai do céu nosso Senhor Jesus o cubra de bênção, paz,saúde e fé.ja sou sua fã.

Ana Caixeta disse...

Reginaldo,fez muita diferença para mim como meu professor de arte e está fazendo uma enorme diferença na vida destas crianças de Bom Jardim! O mundo precisa de mais iniciativas como esta.

Unknown disse...

Olá meus amigos! Rivanio, muito obrigado pela linda matéria, o carinho de todos pois esse carinho sempre foi o meu suporte para superar alguns desafios. A arte é minha vida e através dela, a benção de Deus está sempre com migo.
Forte abraço para todos! Regis.