O ano era 1989 e pequeno Rivanio, Vanim, Vanico, Vanoco ou Van já se dava conta do que acontecia no Brasil, onde o Presidente ainda era o Sarney e o governador do Estado ainda era Cafeteira. E tanto no cenário nacional quando estadual a situação não era tão fácil, não. O Rivinha já via os malabarismo econômicos do Juruca e de Terezinha para manterem duas casas ao mesmo tempo. Além disso, naquele ano houve a primeira eleição direta do país, quando o Collor foi eleito e foi o desastre que foi... O que era reconfortante era a diversidade cultural brasileira que sempre foi encantadora.
No campo musical - que iam do rock nacional ao samba, passando pela música popular brasileira (MPB) - o país tava em ebulição. Naquele tempo era de ascensão de ritmos populares como o sertanejo e o axé. Algumas das músicas que fizeram sucesso naquele ano incluem:
1. "Faz Parte do Meu Show" - Cazuza
2. "Primavera" - Tim Maia
3. "Avião decolou" - Roupa Nova
4. "Que País É Este" - Legião Urbana
5. "Whisky a Go Go" - Roupa Nova
6. "Evidências" - Chitãozinho & Xororó
7. "Bete Balanço" - Barão Vermelho
8. "Eu Me Amarrei" - Joana
9. "Doce Vampiro" - Rita Lee
10. "Oceano" - Djavan
Na TV eu era apaixonado pela Xuxa e pelo desenhos como He-Man, She-ra, A Caverna do Dragão, Os Smurfs, Os Flintstones e Os ThunderCats. Mas, eu já era noveleiro pois era a época que as telenovelas brasileiras estavam em plena ascensão, e a TV Globo ja era líder em grandes produções. Algumas das novelas de maior sucesso naquele ano foram:
"Tieta" (TV Globo) era baseada na obra de Jorge Amado, Tieta foi um grande fenômeno de audiência. Escrita por Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares.
"O Salvador da Pátria" (TV Globo) de Lauro César Muniz e protagonizada por Lima Duarte como Sassá Mutema. Era uma Brasil na tela.
"Que Rei Sou Eu?" (TV Globo) escrita por Cassiano Gabus Mendes, misturava comédia e crítica política para fazer sátira à política brasileira. Era maravilhosa.
"Top Model" (TV Globo) de Walther Negrão e Antônio Calmon, o enredo era sobre a vida de uma modelo vivida por Malu Mader. A trilha sonora e os personagens descolados fizeram um sucesso incrível.
Fora isso o mundo a história mudou por conta de grandes acontecimentos pra lá de relevantes que eu lembro através de duas imagens que me fizeram apaixonar por história:
- Queda do Muro de Berlim (9 de novembro de 1989)foi o marco do fim da Guerra Fria e do colapso dos regimes comunistas na Europa Oriental. Lembro da matéria do Pedro Bial pra TV Globo.
- Massacre da Praça da Paz Celestial (4 de junho de 1989) na China onde milhares de estudantes e manifestantes pró-democracia se reuniram em Praça Pública exigindo reformas políticas e liberdades civis. A imagem desse evento é um estudante enfrentando corajosamente um tanque de guerra.
O Ano de 1989 foi um ano grandioso, borbulhante.... e eu recordo de tudo isso e apesar de muitas coisas não boas que aconteceram eu tenho saudades... mas, queria voltar no tempo não. Valeu viver e aprender. Hoje tenho o que contar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário