sábado, 4 de maio de 2024

BELEZA ALÉM DA ESTÉTICA

O Miss Maranhão Gay Oficial nos passos do certame nacional.


Passado uma semana do evento Miss Maranhão Gay 2024 preciso falar do que vivenciamos aquela semana e do que significa eventos como esse.

As finalistas do Miss Maranhão Gay 2024.

 melhor forma que era possível. O evento sempre foi palco para o brilho de grandes artistas que vislumbraram a faixa de Miss Maranhão Gay. Nos últimos 12 anos  aproximadamente,  o certame ganhou o  reforço do multiprofissional - empresário, matemático, bacharel em direito e carnavalesco - Itamilson Lima e leva a maravilhosa Bia Maranhão e depois convida Enoque Silva e a mim para compor sua equipe. Com Itamilson e sua equipe a história de resistência que vinha sendo construída pelo Wallen foi reforçada e foi possível, gradativamente, trazer a festa dos excluídos redutos gays para os salões da avenida que corta as áreas tidas como mais nobres da cidade, a Avenida dos Holandeses. Isso ajudou em uma quebra de paradigma atraindo novos olhares e públicos diverso, inclusive de fora do nosso meio. Com sua perspicácia, dedicação, bom gosto e refinamento Itamilson foi escolhido para coordenar as escolhas das representantes do Maranhão nas franquias nacionais Miss Brasil Gay Oficial - através de votos dos jurados do evento Miss Maranhão Gay Oficial - e Miss Brasil Gay versão Bahia, através de aclamação de uma artista com grande potencial.

Rivanio Almeida, Enoque Silva, André Pavan, Murillo Lorensoni e Itamilson Lima.

Nesse contexto de mudanças de Miss Maranhão Gay para Miss Maranhão Gay Oficial (observe o importante acréscimo do termo "Oficial") a ideia passou a ser caminhar junto com o regulamento do Miss Brasil Oficial, que é a grande referência nacional e que tem uma grande responsabilidade diante da nossa bandeira de combate aos preconceitos contra a coletividade LGBTQIAPN+. Vale ressaltar que, devido as barreiras dos preconceitos que enfrentam diariamente, em muitos casos estes momentos são os únicos momentos para os jovens artistas desfrutarem das experiências de exercício de autocuidado, autoestima e realização de sonhos.  Além do cultivo da esperançade dias melhores.

Adentrando nesta conjuntura, assim como no Miss Brasil de mulheres,  o Miss Brasil Gay Oficial tem mudado e ido mais a fundo nas questões intelectuais deixando a dita superficialidade do uso exclusivo da beleza física para eleger uma representante de toda uma comunidade.  Aliás, quem vive sabe que para se manter em algum lugar, nem falo ter destaque,  nossa comunidade precisa ir mais além nas entregas que os heterossexuais. E, com raríssimas exceções, sempre estamos a frente mesmo. Nossa inteligência, capacidade e competência - e utilidade - são nossas chaves para, se não vencer, pelo menos driblar o preconceito. Pois bem... assim como o certame nacional oficial o evento maranhense passa a oficializar o hasteamento da bandeira de "Beleza com Conteúdo" como requisito para ser Miss.

Muriel Lorensoni, Miss Brasil Gay Oficial 2024

Contrariando algumas mentes negativas esse critério de escolha não veio para inibir a participação de Candidatas ao concurso. Muito pelo contrário... foi acrescentado para estimular aos artistas transformistas que continuem ou voltem aos estudos. É de conhecimento público que gays quando não acolhidos pelas famílias são expulsos de casa e, uma vez na rua, sua prioridade passa a ser a sobrevivência. O abandono escolar é uma das primeiras ações. Quebrar esta corrente se faz necessário, precisamos estimular cada componente da comunidade mudar a própria realidade através do estudo, da capacitação, da educação. A nível nacional as Misses nunca fizeram feio, todas são grandes nomes de artistas, personalidades, profissionais e sabem se comunicar de forma sublime. São todas grandes representantes, dentre outras, Lizandra Brunelli, Antônia Gutierrez, Michelle X, Sheila Veríssimo, Marília Córdova. Seguindo o fluxo da história e das mudanças, em 2023 o Miss Brasil Gay Oficial elegeu Muriel Lorensoni, que é DOUTORA em Estudos de Cultura Contemporânea pela Universidade Federal de Mato Grosso. Isso não é pouco!! Isso tem um peso enorme no item representatividade! A busca por desenvolvimento intelectual das artistas através da educação precisa ser estimulado e copiado, muito embora saibamos que a nível acadêmico os casos como de Muriel são exceções no Brasil todo. Esse é um momento em que o concurso de beleza mais importante à comunidade LGBTQIAPN+ estimula a resistência atraves do empoderamento de nossa gente.

Gisele Garcia, Miss São Luís Oficial desfilando traje de gala no Miss Brasil Oficial 2023.

Gisele Garcia, Miss São Luís Oficial desfilando traje típico no Miss Brasil Oficial 2023.

Fazendo uma retrospectiva as Misses Maranheses Gays, guardadas as devidas proporções, não tem feito feio nesse item, embora tenhamos a consciência que podemos melhorar muito mais esse cenário.  E, por isso, não se pode parar, muito pelo contrário, é preciso continuar e estimular ainda mais o desenvolvimento dos artistas para serem eles mesmo, e suas personagens, fortes Candidatas diante das demais 26 concorrentes. A nivel estadual tivemos como Misses nomes que tem se tornado grandes referências profissionais.  Nomes como Marília Córdova (estilista e costureira), Valeska Furtado (influencer, humorista, apresentadora de TV e rádio), Dominica (apresentadora de TV), Lunna Mitchel (cabeleireira e maquiadora), Jade Hwskaier (estilista e costureira), Bia Maranhão (Cabeleireira e empresária) e Surama Wilker (cabeleireira e maquiadora)... e tantas outras representantes. Vale inclusive lembrar que, apesar de então representante do Ceará, a maranhense Marília Lutia (hoje Cordova) foi eleita Miss Brasil Gay Oficial 1990. Ressalto que, nos últimos anos, o nome do Maranhão têm conseguido grande visibilidade através de misses como Jade Hwskaier que em 2022 ficou no top 6, Lunna Mitchel maranhanse que representando o Piauí em 2023 ficou no Top 3, Gisele Garcia - Miss São Luís 2023 que representou o Maranhão pela impossibilidade da Miss eleita poder fazê-lo por infringir um dos regulamentos nacionais, pois ela já tinha um título Miss Brasil Gay (das América ) - ficou em 11⁰ lugar sendo muito elogiada e procurada por outros coordenadores de Estados. Além disso, a cearense Monick Skaranze, representando o Maranhão, venceu o Miss Brasil Gay versão Bahia e Ariely Duailibe, Miss Maranhão Trans, venceu o Miss Brasil Trans 2023. É o Maranhão dando nome e sobrenome na arte do transformismo brasileiro.

Raielly Campos, Miss Maranhão Gay Oficial 2024.

Sábado passado, apesar da forte chuva que atrapalhou o deslocamento das pessoas, e com as presenças ilustres de André Pavan (Diretor Artístico do Miss Brasil Gay Oficial), Muriel Lorensoni, Antônia Gutierez, LizandraBrunelli (detentoras do título Miss Brasil Oficial 2023, 2019 e 2008, respectivamente), Monick Skaranze (Miss Brasil Gay versão Bahia 2023) e Ariely Duailibe (Miss Brasil Trans 2023) foi realizado no Basa Clube, no Calhau, o concurso que - analisando beleza, passarela e oratória -, escolheu a mais preparada da noite para levar a faixa do Maranhão para Juiz de Fora - MG. Foi eleita a Miss Maranhão Gay Oficial 2024 a representante de Timon, Raielly Campos. Em 2⁰ lugar, ficando com o título de Miss São Luís, Scarleth Souza, representante do município de Barreirinhas. No mesmo evento Kyara Gomes foi aclamada para a faixa Miss Maranhão Gay versão Bahia 2024 e irá concorrer ao certame de Salvador.

Se nossas Misses vão trazer as faixas e as coroas ainda não sabemos, uma vez que em ambos os concursos nacionais a concorrência é muito forte e a dimensão dos eventos é enorme - em Salvador acontece em um grande teatro e em Juiz de Fora esse voltará a ser realizado em um ginásio com capacidade para quase 5 mil pessoas, o que deixa tudo muito maior e até intimidador para quem vai participar -. Em todo caso, e independente dos resultados, temos a consciência da nossa responsabilidade como componente da equipe de produção do evento local e da produção das nossas Misses para fazerem tudo lindo e perfeito nos eventos nacionais. Além disso, temos a certeza que, no que depender da gente, da produção, o nível dos trabalhos apresentados pelo nosso Maranhão não vai cair. Aliás a ideia é subir. Sempre!

Que nossas estrelas, tanto em Minas quanto na Bahia, brilhem muito! 

Nenhum comentário: