domingo, 24 de janeiro de 2010

AINDA SOBRE O SALÃO DE TURISMO

Pólo Ilha ds Guarás assinado pelo atista plástico Enoque Silva. Foto: Rivanio Santos
Pólo São Luís e Região Metropolitana assinada também pelo Artista Plástico Enoque Silva. Foto: Rivanio Santos

Estou de volta ao meu, aliás, ao nosso blog.

Depois do sucesso do São Luís Fashion, ainda no ano passado, tivemos na ilha o Salão de Turismo do Maranhão que, aliás, com tanto sucesso virou o "I Salão de Turismo do Maranhão". Creio que o governo do Estado não estava acreditando no sucesso do evento como deveria.

A dinâmica do evento foi nos moldes dos grandes salões que ocorrem pelo Brasil e mundo a fora. Rodadas de negócios, palestras, setores institucionais e salão para visitação. Este último tornou-se a maior sensação. Todos os estandes viraram instalações cenográficas de 100m² que representavam os pólos turísticos do Maranhão.

Para cada pólo, fora escolhido um artista plástico maranhense para fazer a ambientação.Os escolhido foram Enqoue Silva (Pólo São Luís e região metropolitana e Pólo Floresta dos Guarás), Miguel Veiga (Pólo dos Cocais e Pólo Chapada das Mesas), Tourinho (Pólo Região do Munim), João Ewerton (Pólo Lençóis e Pólo Delta das Américas), Cláudio Vasconcelos (Pólo Amazônia Maranhense) e Marlene Barros (Pólo Lagos Floridos). Com todos estes nomes, que estão entre os grandes nomes das artes maranhenses, imaginem só o espetáculo que se tornou o evento.
Iniciadas as visitações com centenas de pessoas oriundas de todos os municípios maranheses e de diversos outros Estados brasileiros, começaram os comentários, um verdadeiro "zumzumzum" se formou e logo O Cazumbá estabeleceu uma concorrência até então inexistente. Houve uma enquete com público que escolheu o Pólo Floresta dos Guarás, assinado pelo artista plástico Enoque Silva, como a melhor instalação cenográfica do Salão.

Em pouco tempo Enoque começou a receber ligações e abordagens de felicitações. Mas, o que mais interessava não aconteceu. O jornal que colocou os artistas, que são amigos e parceiros, em competição involuntária não divulgou o resultado em suas páginas com o merecido reconhecimento ao vencedor da concorrência por ele estipulada. Colocou apenas na sua página de internet. Ora, minha gente, quem ganha um concurso, mesmo que involuntariamente, merece e espera ter um documento para mostrar, para comprovar seus resultados. Afinal, isso também é importante para o currículo de qualquer um. Mesmo aos que já têm bagagem invejável de trabalhos bem sucessidos. Este foi o pecadode O Cazumbá, que fora isso continua sendo maravilhoso nas suas atividades rotinneiras a que se propõe.

Tiveram no decorrer do Salão alguns erros de percussos, isso sempre acontece e é esperado. Contudo, o saldo foi muito positivo para um evento executado em menos de três meses. E a equipe foi até convidada a dar consultoria no Estado do Piauí, que pretende investir em um evento como foi o de cá.

Sucesso absoluto! Parabéns a equipe da Setur-MA!

Então esperemos o próximo, que deverá ser ainda este ano.

Nenhum comentário: