terça-feira, 7 de julho de 2009

SÃO LUÍS FASHION - UM UPGRADE NO TURISMO DE EVENTOS DA ILHA


Olá...pessoal!
O assunto desta postagem é Moda, Evento e Turismo.
O mercado de moda no Brasil tem crescido verticalmente a cada ano e já chega a figurar no calendário de eventos fashions mundial, como é o caso do São Paulo Fashion Week e do Fashion Rio.

A indústria de confecção tem sido considerada pelos analistas financeiros como o segundo setor que mais emprega no Brasil, pois chegou a empregar em 2006 cerca de 1,5 milhão de pessoas, segundo site terra, e esta estatística só tem crescido.

Além disso, é notório que estes grandes eventos de modas, como as semanas de modas de Milão, de Paris e, no Brasil, SPFW e o Fashion Rio, que está tomando um excelente upgrade agora com o Paulo Borges na sua coordenação, movimentam milhões em dinheiro e centenas de pessoas trabalhando, direta ou indiretamente.

Outros exemplos destes grandes modelos de eventos já têm despontado no Nordeste do Brasil, tais como o Dragão Fashion e o São Luís Fashion, coordenado por Rafaela Albuquerque junto com o make up artist Edilson Ferreira, e que este ano estará em sua quarta edição. E, notoriamente se torna mais visível e comentado ano após ano.

Vê-se ainda que o setor torna-se cada vez mais profissional e especializado, tendo em vista os mais variados cursos de moda no mundo, no Brasil e até em São Luís mesmo. Rafaela Albuquerque, que é Consultora de Moda e Imagem pela Ilana Berenholc Consultoria de Imagem e pelo Istituto Marangoni –Milão - Membro da AICI – Association of Image Consultants Internacional, é um grande exemplo de profissional que tem se especializado e que leva a sério o que se predispôs a fazer, pois o inicio de sua vida profissional era em outra área.

Outro favor que se ver e que não se pode deixar às margens dos nossos comentários é o visível, e, principalmente, orgulhoso, crescimento do São Luís Fashion. O evento tem agrupado um publico de pelo menos 6000 pessoas nos três dias em que ocorrem. Pessoas de diversas lugares, de Teresina, de Belém, Fortaleza, Recife, São Paulo, Imperatriz, Caixas...enfim, o São Luís Fashion tem crescido e trazido um número considerável de visitantes à cidade. Dessa maneira, o SLZ Fashion tem dado sua contribuição também ao setor turístico, que no tocante ao turismo de eventos em nossa capital, junto com o turismo cultural tem crescido progressivamente.

Então, para que se entenda mais profundamente a abrangência do SLZ Fashion, entrevistei, por e-mail, a Consultora de Moda e Imagem Rafaela Albuquerque, organizadora do evento.
- Rafaela qual o principal objetivo do SLZ Fashion? O que a levou a produzir e coordená-lo?
O nosso grande objetivo é fomentar o mercado de moda local e profissionalizar a área. Quando Edilson me propôs que fizéssemos esse evento aqui, fiz todas essas pesquisas que você acabou de citar e percebi o grande potencial que evento tinha. Não queria e nem quero fazer simplesmente um desfile de moda, mas sim um evento que desse oportunidade para que o mercado de moda crescesse no nosso Estado e que tivesse a oportunidade de aparecer para o Brasil e quem sabe, pro mundo.

- Qual o público alvo desta grande produção?
Temos dois públicos-alvo: a imprensa nacional e os grandes consumidores do Estado.



- Como tem sido os resultados do evento?
A cada ano me surpreendo mais com o evento. Tivemos um crescimento muito rápido, o que demonstra a carência e interesse da nossa população por moda. Acredito que evento conseguiu em pouco tempo mudar a percepção do maranhense em relação a esse setor, fazendo com que as pessoas ficassem cada vez mais informadas e exigentes, movimentando e cobrando do mercado. Percebo também como os jovens estão cada vez mais interessados em seguir algum tipo de carreira na moda, o que antes era sonho quase impossível acho que agora ficou mais perto.

- Em termos de renda, quanto o SLZ Fashion faz movimentar em negócios de maneira geral, ou de negócios fechados através do evento?
Ainda não temos como medir isso, pois a nossa moda local ainda não está tão bem estruturada para venderem em seu showroom nessa época, como acontece no SPFW e no Fashion Rio. No entanto, é evidente o crescimento de venda das lojas que participam do nosso evento e principalmente, o resultado que os patrocinadores obtêm lançando produtos no SLZ Fashion.

- Quantas pessoas efetivamente estão envolvidas e fazem acontecer o SLZ Fashion? Quem são estas pessoas? Quais os profissionais envolvidos?
Possuímos uma pequena equipe que trabalha o ano inteiro para que o evento aconteça que inclui além de mim e meu escritório, Edilson Ferreira, Fernanda Almeida, os meninos do Planeta dos Balões e equipe da Phocus Propaganda. Estimamos que o evento envolva, principalmente perto da sua realização, mais de 1.000 profissionais, entre modelos, produtores, camareiras, maquiadores e pessoas que nos prestam serviço direta e indiretamente.


- Quanto tempo demanda a produção do evento?
Como eu disse, trabalhamos no evento o ano inteiro, mas os três meses que antecedem o SLZ Fashion intensificam nosso trabalho, e aí é necessária dedicação exclusiva minha.

- Os produtores de moda do Maranhão tem se esforçado para participar?
Em relação à moda local, como disse tudo ainda é incipiente, mas nesse ano estamos constando que muitas pessoas amadureceram profissionalmente e que já estão aptos a participar efetivamente do evento.

- Você ver a produção de moda local de que maneira? Temos potencial para termos o nosso “lugar ao sol”?
Temos e muito! O que não podemos é nos acomodar. O nosso Estado é muito rico em cultura, mas as pessoas têm mania de associar cultura com folclore e é aí que nos perdemos.

- Como o SLZ Fashion faz a sua divulgação? Em quais cidades o evento é divulgado?
Como o evento é fechado só para convidados e já desperta o interesse natural nas pessoas e na imprensa como um todo, não fazemos tanta divulgação. Focamos mais nos sites especializados, revista regionais e nas colunas socais daqui e dos nossos Estados vizinhos.

- Como você ver essa relação do mundo da moda com o turismo? Quais os principais relações entre estes setores?
O último SPFW movimentou o turismo de São Paulo em mais de 80 milhões. É inegável a interação entre os dois setores. Fora isso, capitais da moda como Milão, Paris e Nova York atraem milhões de turistas por ano para passearem em suas famosas ruas de moda e não só pelos seus museus (que, aliás, estão bombardeados com exposições de moda). Moda é um negócio e todo negócio envolve dinheiro em vários setores, principalmente o de turismo que tem uma queda pelo belo.
- Concordas que o nosso SLZ Fashion tem uma importância mais ampla que apenas mostrar a produção fashion local?
Com certeza!
- Quais as novidades para este ano?
Teremos duas salas de desfile esse ano e não só uma como nos anos anteriores. Assim, abolimos o dia de desfiles infantis. Eles acontecerão no mesmo dia dos adultos mas em horário alternativo. Estamos tentando desenvolver outros concursos paralelos ao evento, talvez saia algo na área de design, mas nada é certo...

- Este ano o evento acontecerá quando e onde?
No dias 22, 23 e 24 de setembro no Centro de Convenções de São Luis.

- Quem são os convidados especiais?
Supresa!

É isso aí, aqui temos, moda, eventos, e turismo!
São Luís também é Fashion!!!!!

Bom, agradeço imensamente a atenção, a rapidez e o carinho com o qual a Rafaela respondeu as minhas pergunta. O SLZ Fashion tem um enorme potencial para entrar no calendário anual de eventos do Estado de maneira que dê maior valor à imagem do maranhense lá fora.
A toda Equipe do SLZ Fashion... SUCESSO, SUCESSO, SUCESSO E SUCESSO!
Acessem:

Um comentário:

Rafaela Albuquerque disse...

Obrigada pelo carinho!!! Seus leitores não perdem por esperar o SLZ Fashion 2009!
Grande beijo e sucesso,
Rafaela Albuquerque